Mais de meio milhão de pessoas retiradas do Camboja e Tailândia

  • 10/12/2025

"Mais de 400 mil pessoas foram deslocadas para abrigos", declarou em conferência de imprensa o porta-voz do Ministério da Defesa da Tailândia, Surasant Kongsiri, após um primeiro balanço do Governo que referia 180 mil deslocados tailandeses.

 

"Os civis tiveram de ser retirados em massa, devido ao que avaliámos como uma ameaça iminente à sua segurança", acrescentou o responsável.

Do lado cambojano, "20.105 famílias, num total de 101.229 pessoas, foram retiradas para abrigos e casas de familiares em cinco províncias", de acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja, Maly Socheata.

Os dois países acusam-se mutuamente de terem desencadeado o recomeço das hostilidades, que causaram até agora pelo menos 11 mortos: sete civis cambojanos e quatro soldados tailandeses, de acordo com os últimos balanços das autoridades.

O Camboja e a Tailândia, que há muito disputam partes do território ao longo da fronteira, já se tinham enfrentado em julho. Cinco dias de combates, em terra e ar, causaram 43 mortos e obrigaram à retirada de cerca de 300 mil pessoas.

O conflito baseia-se em disputas antigas sobre o traçado de certas partes da fronteira de mais de 800 quilómetros de extensão, que remonta à colonização francesa.

As duas partes assinaram em 26 de outubro um acordo de cessar-fogo, sob a égide do Presidente norte-americano, Donald Trump, mas o acordo foi entretanto suspenso. O chefe de Estado disse esta terça-feira que pensa "fazer uma chamada" e "acabar com a guerra".

Num discurso, durante um comício com apoiantes na Pensilvânia (nordeste), esta terça-feira, Trump enumerou vários conflitos nos quais se envolveu, incluindo este entre Banguecoque e Phnom Penh e depois anunciou: "Amanhã [hoje], tenho de fazer uma chamada e acho que eles vão resolver a situação".

"Quem mais poderia dizer: 'vou fazer uma chamada e acabar com uma guerra entre dois países muito poderosos?'", questionou.

Leia Também: EUA pedem fim imediato de hostilidades entre Tailândia e Camboja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902077/mais-de-meio-milhao-de-pessoas-retiradas-do-camboja-e-tailandia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes