Mais de 500 garrafas de licor (avaliadas em 70.000€) roubadas em França
- 19/12/2025
A fábrica do licor Chartreuse, em França, foi alvo de um misterioso assalto, esta semana. A fábrica de produção da famosa bebida foi invadida, durante a madrugada de terça-feira, 16 de dezembro, em Entre-Deux-Guiers, e os ladrões levaram nada menos que 80 caixas contendo 500 garrafas.
O prejuízo total, de acordo com o Le Dauphiné Libéré, chega a 72 mil euros.
O ministério público de Grenoble confirmou a abertura de um inquérito, que ficará a cargo da unidade de investigação do município francês. "Os investigadores estão a analisar as imagens das câmaras de segurança", referiram ainda, segundo o France Bleu.
A investigação terá de determinar a identidade dos autores, bem como se ou a quem as garrafas roubadas serão revendidas. O método utilizado pelos ladrões não foi especificado.
A unidade de produção onde as garrafas foram encontradas fica em Entre-Deux-Guiers, na fronteira entre Isère e Saboia. É a unidade mais recente, tendo sido inaugurada em 2018. A página da Chartreuse Diffusion explica que o local abriga uma adega de envelhecimento para o precioso licor, escritórios administrativos e, desde 2020, a linha de engarrafamento e os serviços de logística da destilaria.
Près de 500 bouteilles de Chartreuse ont été dérobées. Et le préjudice est énorme : 72 000 euros.
— Le Dauphiné Libéré (@ledauphine) December 16, 2025
Une équipe de six ou sept cambrioleurs, visiblement bien informés, se seraient introduits sur le site de production de la célèbre liqueur, en Isère, dans la nuit de lundi 15 à… pic.twitter.com/WPet4SpTBL
O licor Chartreuse, cuja receita é guardada por monges, é uma bebida muito apreciada, especialmente em França, com apenas 1,6 milhões de garrafas são produzidas anualmente - nem uma a mais, mesmo com a procura a continuar a aumentar.
A garrafa mais cara custa 239 euros, mas num recorde impressionante em fevereiro, uma garrafa foi vendida em leilão por mais de 20 mil euros.
Leia Também: Alegados guias intimidam visitantes e assaltam viaturas na vila e serra de Sintra





.jpg)






















































