Lula vai ao Sudeste Asiático com agenda comercial e possível encontro com Trump

  • 20/10/2025

Durante a viagem, Lula da Silva participará também na 47.ª Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), um acontecimento inédito para o Brasil.

 

O chefe de Estado brasileiro começará o seu itinerário na Indonésia, onde será recebido em Jacarta pelo Presidente Prabowo Subianto entre 23 e 24 de outubro, numa visita de Estado que sucede à realizada por Subianto ao Brasil em julho.

Este encontro destacará o fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países e procurará estreitar a cooperação em setores como segurança alimentar, bioenergia e defesa.

Além disso, prevê-se a assinatura de acordos de cooperação nas áreas das energias renováveis e dos biocombustíveis, segundo indicaram fontes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Em Jacarta, Lula da Silva participará num evento que contará com a presença de mais de 100 empresários brasileiros, com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócio nos setores da tecnologia e das energias renováveis, especialmente biocombustíveis.

Será também discutida a expansão das exportações brasileiras para a Indonésia, especialmente nos setores agrícola e da carne.

O interesse em estreitar os laços entre a Indonésia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) será um dos temas abordados pelo Brasil, na qualidade de atual presidente do bloco.

Numa conferência de imprensa, o diretor do departamento da Índia, Sul e Sudeste Asiático do Itamaraty, embaixador Everton Frask Lucero, afirmou que não estão previstas negociações formais de livre comércio, mas que se espera avançar em temas relacionados com o acesso de produtos brasileiros ao mercado indonésio e vice-versa.

A Indonésia, como principal economia do Sudeste Asiático e quarta nação mais populosa do mundo, representa um parceiro estratégico para o Mercosul no esforço de diversificar exportações e consolidar novas alianças.

Posteriormente, Lula viajará para Kuala Lumpur, onde se reunirá com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, com o objetivo de diversificar os fluxos comerciais e expandir os investimentos entre ambos os países.

Além de um encontro empresarial, estão previstos acordos nas áreas da tecnologia, semicondutores e ciência.

Em Kuala Lumpur, Lula participará também na Cimeira da ASEAN como atual Presidente dos BRICS, um papel no qual o Brasil procura reforçar a sua posição nos fóruns internacionais e aprofundar as relações com os países da região.

Entre 25 e 26 de outubro, Lula poderá ter um encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur.

Embora fontes do Itamaraty tenham insistido que o encontro ainda não está confirmado, não descartaram essa possibilidade, uma vez que ambos os líderes estarão na capital malaia nas datas referidas e "há espaço" na agenda.

Caso se concretize, o encontro ocorrerá em meio a tensões comerciais entre os dois países, depois dos EUA terem imposto tarifas de 50% a produtos brasileiros na sequência do julgamento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.

Leia Também: Lula da Silva diz que Papa Leão XIV não vai à COP30 mas visitará o Brasil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2874155/lula-vai-ao-sudeste-asiatico-com-agenda-comercial-e-possivel-encontro-com-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes