Londres alerta cautela à navegação ao largo do Iémen após ataque contra navio
- 05/12/2025
Além de aconselhar cautela, o Centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido pediu aos navios para reportarem de imediato qualquer "atividade suspeita".
O organismo britânico que monitoriza a navegação da Marinha Mercante disse hoje que foi realizado um ataque contra uma embarcação que navegava a aproximadamente 15 milhas náuticas (cerca de 24 quilómetros) da costa do Iémen.
Em comunicado, o UKMTO indicou que recebeu relatos do incidente detetado a oeste da costa do Iémen tendo sido avistadas aproximadamente 15 embarcações atacantes, algumas a menos de um quilómetro.
"Houve troca de tiros. A embarcação mantém-se em alerta máximo e confirma que a tripulação está em segurança. As embarcações abandonaram a área pouco depois e está agora a dirigir-se para o porto mais próximo", acrescentou o comunicado.
O organismo ainda não forneceu o nome do navio atacado ao largo do Iémen.
Anteriormente, o Centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido tinha comunicado que um cargueiro foi atacado hoje, alegadamente por piratas, ao largo do estreito de Bab el-Mandeb, entre o Mar Vermelho e o Golfo de Adem.
Entretanto, a empresa de segurança privada Diaplous Group afirmou que o navio de transporte de mercadorias foi atacado duas vezes sendo que os guardas armados que se encontravam a bordo ripostaram afastando os atacantes.
A empresa disse que a tripulação estava em segurança.
O estreito de Bab el-Mandeb liga o Mar Vermelho ao Golfo de Adem, separando o continente africano da Península Arábica.
Na região registaram-se ataques por parte das forças hutis do Iémen devido à guerra entre Israel e o Hamas, bem como se verificou um aumento de atos de pirataria levados a cabo por grupos provenientes da Somália.
Leia Também: EUA mantém pacto de defesa com Austrália e Reino Unido após incerteza





.jpg)






















































