Kimmel? Democratas apresentam lei pró-liberdade de expressão no Congresso

  • 18/09/2025

O programa de Jimmy Kimmel foi suspenso por tempo indeterminado pela cadeia televisiva norte-americana ABC, na quarta-feira, por comentários feitos sobre Charlie Kirk, ativista conservador assassinado em 10 de setembro, e após estes serem criticados publicamente pelo líder da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Brendan Carr.

 

Em Washington, os democratas no Congresso denunciaram hoje as ameaças da administração Trump contra os seus críticos e apresentaram uma lei que reforçaria as proteções da liberdade de expressão perante funcionários do governo.

Num Congresso controlado pelos republicanos, refere a AP, é improvável que o projeto-lei seja aprovado, mas os democratas aproveitaram a conferência de imprensa de apresentação do mesmo para criticar duramente a administração Trump por pressionar a ABC a suspender o programa de Kimmel.

"O que Brendan Carr está a fazer é desprezível", disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, responsabilizando também o Presidente por uma campanha orquestrada para silenciar vozes críticas.

A administração Trump, adiantou, está "a usar perversamente esta morte horrível (de Kirk) para impulsionar a sua longa campanha contra os adversários políticos". 

Schumer pediu mesmo a demissão do presidente da FCC, Brendan Carr, por intimidar a ABC e levar à suspensão do apresentador do programa noturno.

Numa declaração conjunta, Schumer e o líder da minoria democrata na Câmara de Representantes, Hakeem Jeffries, disseram que a medida fazia parte do esforço de Trump e dos republicanos para travar uma "guerra" contra a liberdade de expressão constitucionalmente consagrada.

"A censura de artistas e o cancelamento de programas é um ato de cobardia", refere o comunicado.

Os democratas prometeram ainda investigar a suspensão, mesmo que isso exija a "libertação do poder de intimação do Congresso".

No seu monólogo na segunda-feira, Kimmel disse que, após a morte de Kirk, o país atingiu "novos níveis mínimos".

"O gangue MAGA ['Make America Great Again', movimento que apoia Trump] tentou desesperadamente caracterizar o tipo [Tyler Robinson] que assassinou Charlie Kirk como qualquer coisa que não um deles, fazendo tudo o que podia para obter ganhos políticos", disse o humorista.

Segundo o presidente da divisão de radiodifusão da Nexstar (empresa que representa os canais locais afiliados da ABC), Andrew Alford, "os comentários do Sr. Kimmel sobre a morte do Sr. Kirk são ofensivos e insensíveis, num momento crítico do discurso político nacional".

"Não acreditamos que reflitam o espetro de opiniões, visões ou valores das comunidades locais em que nos encontramos", referiu ainda.

A pressão da Nexstar veio na sequência de críticas do presidente da FCC, classificando os comentários de Kimmel como "verdadeiramente doentios".

Carr frisou ainda que a sua agência tem poderes para responsabilizar a Walt Disney Co., a empresa-mãe da ABC, por disseminar desinformação.  

Tal como Stephen Colbert, célebre humorista da CBS, Kimmel tem satirizado consistentemente no seu programa na ABC Donald Trump e muitas das suas políticas.

A CBS anunciou no verão passado que iria cancelar o programa de Colbert no final desta temporada, alegando motivos financeiros, embora alguns críticos questionem se a sua posição em relação a Trump teve algum impacto.

Hoje, Trump alegou que Kimmel foi suspenso "porque tinha más audiências" e não por qualquer tipo de censura. 

Kimmel "disse uma coisa horrível sobre um grande cavalheiro conhecido como Charlie Kirk", afirmou Trump no final de uma visita oficial ao Reino Unido.

"Pode-se chamar liberdade de expressão ou não. Ele foi despedido por falta de talento", acrescentou. 

Leia Também: Trump afasta censura da suspensão do apresentador Jimmy Kimmel

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2855913/kimmel-democratas-apresentam-lei-pro-liberdade-de-expressao-no-congresso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes