Jovem morto por leoa em zoo no Brasil. Invadiu a jaula do animal
- 02/12/2025
Um jovem de 19 anos foi morto por uma leoa no domingo, dia 30 de novembro, depois de invadir a jaula do animal no jardim zoológico em João Pessoa, no Brasil.
O ataque aconteceu por volta das 10h00, durante o horário de funcionamento do recinto, e foi testemunhado pelos visitantes do zoo, que inclusive gravaram o momento.
Nas imagens, depois partilhadas, é possível ver o homem, que segundo o g1 se trata de Gerson de Melo Machado, a subir uma estrutura lateral à jaula da leoa e depois começar a descer com a ajuda de uma árvore no recinto.
No vídeo, a leoa, que estava deitada no lado oposto, só se dirige em direção ao jovem quando ele já se encontra na árvore e a descer em direção ao espaço do animal.
A leoa chega ao pé de Gerson quando ele se encontra a já uma curta distância do chão e parece ficar à espera do próximo movimento do jovem. É só quando ele continua a descer de novo, que a leoa se levanta e, com as patas, puxa Gerson, atirando-o ao chão.
O jovem ainda é visto a correr, mas volta a cair.
Os momentos que se seguem entre homem e animal não são visíveis, dado que ficam por detrás de um muro, mas sabe-se que Gerson não sobreviveu aos ferimentos.
Segundo o Instituto de Polícia Científica (IPC), o jovem morreu de choque hemorrágico devido a ferimentos perfurantes e contundentes na região do pescoço.
No fim do vídeo, é possível ver um presumível tratador a afugentar a leoa que quando surge novamente nas imagens tem o focinho manchado de sangue.
Pode ver as imagens na nossa galeria. Alertamos que o conteúdo pode chocar os leitores mais sensíveis.
Gerson escalou uma parede com mais de seis metros
Segundo a prefeitura João Pessoa, onde o incidente ocorreu, o homem escalou uma parede com mais de seis metros e ultrapassou o gradeamento de proteção da jaula para descer ao espaço da leoa. O jovem, segundo a TV Cabo Branco, que avançou a notícia, tinha transtornos mentais.
O veterinário do zoo, Thiago Nery, afirmou que a leoa, de seu nome Leona, ficou "stressada" e em "choque" depois do incidente. Contudo, o animal respondeu em todos os momentos aos comandos de treino dos tratadores e foi recolhida em segurança sem ser necessário usar tranquilizantes. O processo, no entanto, foi demorado devido ao estado do animal.
Leona encontra-se neste momento a ser monitorizada por uma equipa de veterinários, biólogos e zootecnistas e deverá continuar sob observação durante as próximas semanas, devido ao nível elevado de stress em que se encontra.
Após o ataque, começou-se a especular nas redes sociais que a leoa iria ser abatida devido ao incidente. O zoo, no entanto, já veio desmentir esta suposição, afirmando que em nenhum momento essa hipótese foi sequer considerada.
O ataque, defendeu, foi o resultado de uma reação instintiva a uma invasão do espaço da leoa por parte de um completo desconhecido para o animal. No dia a dia, Leona é uma leoa saudável e não apresenta qualquer comportamento agressivo, acrescentaram.
A prefeitura João Pessoa já abriu uma investigação ao caso para determinar como foi possível a invasão do espaço e decretou que o zoo vai estar fechado para visita até serem concluídas as devidas diligências.
Já o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba lamentou a morte do jovem, afirmando que pediu esclarecimentos sobre os protocolos de segurança do jardim zoológico. O órgão vai ainda criar uma comissão técnica para avaliar as condições do zoo e dialogar com a prefeitura para reforçar a segurança do espaço.
Leia Também: Fogo de artifício atinge público numa festa de Natal. Há feridos graves





.jpg)






















































