Jornalista pede namorada em casamento... durante conferência de Putin
- 20/12/2025
Há quem faça o grande pedido numa viagem romântica a Paris ou a Veneza, outros escolhem um lugar simbólico para a relação. Mas este jornalista russo escolheu fazer o pedido em direto… durante a conferência anual de Vladimir Putin.
Não seria o sítio que a maioria escolheria para pedir a namorada de longa data em casamento, mas para Kirill Bazhanov foi o momento certo.
Vestido a rigor, com um blazer azul marinho e um laço encarnado, o jornalista, que se sentou entre dezenas de tantos outros colegas de profissão (a maioria apoiante do governante atual), agarrava num cartaz: "Eu quero casar-me", lia-se nas letras russas, escritas a preto e vermelho.
O cartaz chamou a atenção do presidente da Rússia, que destacou Kirill entre todos os outros jornalistas e lhe deu a palavra, permitindo-lhe falar em direto para o país inteiro.
"Está todo aperaltado", começou por notar Putin, com uma nota de humor, referindo-se ao laço do jornalista. "Está a preparar-se para ir registar o casamento?"
"De facto, não é um acidente que eu tenho este cartaz", respondeu Kirill. "Eu sei que a minha namorada está a ver isto neste momento. Olga, casas comigo?", perguntou o jornalista, olhando diretamente para as câmaras.
O pedido foi recebido com aplausos por parte daqueles que estavam na audiência, mas Kirill ainda não tinha terminado. "Senhor presidente, ficaríamos honrados se pudesse vir ao nosso casamento", acrescentou.
️ The Moment A Russian Journalist PROPOSES To His Girlfriend In Front Of Putin & Invites President To The Wedding - A Wholesome Break From The Serious Stuff pic.twitter.com/cUzr4aAcmR
— RT_India (@RT_India_news) December 19, 2025
Terminado o momento romântico, Kirill, de 23 anos, virou o tema da conversa para tópicos mais sérios, questionando o presidente sobre apoios para jovens famílias.
O jornalista e a namorada, contou, estão juntos há já oito anos, mas andam a afastar a ideia de terem filhos devidos às taxas elevadas nos empréstimos para casa.
Um empréstimo para um T1, continuou, custaria à volta de 50 mil rublos por mês durante 30 anos. Em euros, este valor traduz-se para pouco mais de 500 euros, mas na Rússia representa quase o dobro de um salário mínimo (que está, neste momento, pouco acima dos 22 mil rublos, cerca de 230 euros).
Putin reconheceu os preços elevados, mas como solução apenas apontou que o casal se deveria mudar para uma zona onde as casas são mais acessíveis.
O presidente russo continuou com a sua conferência anual, respondendo às perguntas de quem estava na audiência, até ser interrompido por uma das moderadoras.
"Estamos a receber uma notícia de última hora. Isto é muito importante para um de nós aqui presentes", começou por dizer a pivot. "TASS [agência de notícias russa] está a reportar que a namorada de Kirill Bazhanov aceitou o pedido", anunciou, virando-se para o jovem. "Ela vai casar contigo."
Segundo este mesmo órgão de comunicação, ao aceitar o pedido Olga disse: "Quando nos conhecemos, eu tinha 12 anos, e nunca iria imaginar que íamos ter uma história de amor tão bonita. Eu amo-te muito, e a minha resposta, é sim, claro!"
Todos os anos, Vladimir Putin dá uma conferência de imprensa onde responde a todo o tipo de questões: desde perguntas sobre relações exteriores e a conjuntura nacional, até pedidos de aconselhamento amorosos. Aliás, uma das questões foi exatamente se o presidente russo estaria apaixonado… a resposta foi "sim".
Leia Também: Putin admite garantir segurança na Ucrânia em caso de eleições





.jpg)






















































