IRA reconhecido como "entidade de proteção e socorro": "Vitória"
- 20/10/2025
O IRA - Intervenção e Resgate Animal adiantou, na passada sexta-feira, dia 17 de outubro, que Portugal reconheceu o organismo como "entidade de proteção e socorro com veículos prioritários", notando ser "um passo histórico na defesa e proteção animal".
"Portugal deu um passo histórico na defesa e proteção animal. O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) concedeu ao IRA – Intervenção e Resgate Animal – a autorização n.º 609/2025 DRMTLVT, permitindo às nossas viaturas a utilização de avisadores sonoros (sirenes) e avisadores luminosos azuis, passando a estar enquadradas no regime de veículos prioritários para efeitos de trânsito e circulação", pode ler-se numa publicação nas redes sociais, acompanhada de um vídeo - mais abaixo - onde é possível ver já uma carrinha com as luzes azuis.
Dá ainda conta de que este "reconhecimento oficial reforça o papel do IRA como entidade de proteção e socorro, lado a lado com outras forças de emergência que diariamente garantem a segurança pública e a resposta em situações de crise".
Para a organização, este é "mais um passo no progresso da defesa animal nacional, elevando Portugal ao patamar dos países que reconhecem formalmente a proteção e socorro animal como parte integrante da segurança e do bem-estar coletivo".
"Com esta decisão, as equipas do IRA passaram a dispor de maior capacidade de resposta imediata em operações de resgate de animais em risco, muitas vezes em cenários de catástrofe, calamidade ou acidentes, onde também está em causa a segurança de pessoas e comunidades", pode ler-se.
Por seu turno, o presidente do IRA, Tomás Pires, salientou que "este reconhecimento não é apenas uma vitória do IRA, mas sim de todos os que acreditam que os animais devem ter direito a uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. Portugal afirma-se, assim, como um exemplo de modernidade, humanidade e compaixão".
De notar que o Núcleo de Intervenção e Resgate Animal, também conhecido como Intervenção e Resgate Animal ou IRA, é uma organização não governamental portuguesa de ações de assistência à proteção civil e resgate animal.
Tem como propósito "a avaliação, planeamento e resgate de animais vítimas de abandono e/ou maus-tratos, o resgate de animais em risco imediato de vida (ou que coloquem a vida dos cidadãos em risco), a intervenção em cenários de emergência, calamidade, catástrofe ou desastre e a prestação de apoio logístico aos órgãos de polícia criminal e entidades de proteção civil".
Leia Também: Maus-tratos a patos? Investigação à Marinhave "ainda está a decorrer"