INOV Contacto: Há 100 vagas para estágios remunerados fora de Portugal
- 20/10/2025
Estão abertas as candidaturas para a 28.ª edição do INOV Contacto – Programa de Estágios Internacionais, uma iniciativa gerida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que visa "proporcionar a jovens qualificados uma experiência profissional internacional em ambientes multiculturais e competitivos".
Segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, as candidaturas decorrem até 31 de outubro às 17h00.
"Nesta edição, o programa disponibiliza 100 vagas de estágio remunerado em empresas e entidades parceiras em todo o mundo, reforçando o compromisso com a formação de talento português e a integração em redes internacionais de conhecimento e inovação", pode ler-se na nota divulgada.
De acordo com o mesmo comunicado, entre as principais novidades desta edição destacam-se:
- 100 vagas de estágio disponíveis em várias áreas de formação;
- Introdução de um período de descanso de uma semana, para garantir um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos estagiários;
- Maior foco no bem-estar e acompanhamento dos estagiários, com atenção à saúde mental;
- Nova plataforma de candidaturas, com uma experiência de utilizador mais simples e intuitiva;
- Seleção mais criteriosa das entidades de acolhimento, com base na experiência de edições anteriores.
"O INOV Contacto é uma das iniciativas mais impactantes da AICEP, porque investe no que Portugal tem de mais valioso: o talento. Nesta edição, reforçamos o foco no bem-estar e na qualidade da experiência, preparando melhor os jovens para os desafios globais e aproximando-os das empresas que acreditam na inovação e na internacionalização como motores de futuro", afirma a presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, citada na mesma nota divulgada.
É ainda explicado que, criado em 1997, o INOV Contacto "já proporcionou experiências internacionais a milhares de jovens portugueses em cerca de 90 países e 1400 entidades acolhedoras, constituindo-se como um instrumento estratégico de internacionalização do talento nacional e de reforço da competitividade das empresas portuguesas".
Os interessados podem obter mais informações através deste link.
De recordar que, há um ano, Portugal reforçou o programa de estágios internacionais inov contacto, que já apoiou mais de seis mil jovens, alargando-o para nove meses com foco nas tecnologias e pondera criar novos programas, disse à Lusa, na altura, a ministra da Juventude e Modernização.
O programa foi alargado de seis para nove meses, uma alteração "importante no sentido de proporcionar uma experiência mais enriquecedora a estes jovens", frisou à Lusa Margarida Balseiro Lopes.
Para além deste alargamento no programa de estágios internacionais, Portugal fez uma aposta em áreas que são identificadas pelo Governo, como "relevantíssimas" como as áreas "ligadas à tecnologia, às 'big science', numa parceria feita com a Agência Nacional de Inovação", detalhou a ministra também na mesma altura.
Leia Também: Filas no aeroporto de Lisboa? CTP está "muito preocupada"