Índice mundial de preços dos alimentos sobe 6,9% em agosto

  • 05/09/2025

 

 

Já em relação a julho de 2025, o preço permaneceu "praticamente inalterado" sendo que, de acordo com a FAO, a queda dos cereais e laticínios compensou o aumento da carne, que atingiu "um máximo histórico".

"A descida das cotações dos cereais e dos produtos lácteos compensou o aumento dos preços da carne, do açúcar e dos óleos vegetais", explicou a organização, acrescentando que o indicador se manteve "praticamente inalterado" em relação a julho.

No entanto, os preços dos óleos vegetais aumentaram 1,4% e atingiram o seu nível mais alto em três anos.

O índice de preços da carne também aumentou 0,6% em agosto, "atingindo um novo máximo histórico, devido ao aumento dos preços internacionais da carne bovina, na sequência da forte procura nos Estados Unidos da América e da procura firme de importações por parte da China, que impulsionaram as cotações para exportação na Austrália e no Brasil, respetivamente".

Na mesma linha, o preço do açúcar subiu ligeiramente 0,2% em relação a julho, após cinco meses consecutivos de quedas, principalmente devido à preocupação com a produção e o rendimento da cana no Brasil e ao aumento da procura mundial por importações.

Em contrapartida, o preço dos cereais diminuiu 0,8% neste mês, devido a colheitas mais abundantes de trigo na Rússia e na União Europeia (UE), além do aumento dos preços do milho e da descida dos preços de todos os tipos de arroz.

Além disso, a FAO reviu para cima a sua previsão de produção mundial de cereais em 2025, que atingiria um recorde histórico de 2.961 milhões de toneladas, 3,5% acima do nível do ano passado.

Por outro lado, a previsão para o comércio mundial de cereais para 2025/26 foi ajustada para cima, chegando a 493,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior devido à forte procura por trigo.

Leia Também: Na 'cesta' de verão, que produtos ficaram mais caros? E mais baratos?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2848866/indice-mundial-de-precos-dos-alimentos-sobe-6-9-em-agosto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes