Incidente com Boeing 777 causa incêndio no aeroporto de Washington Dulles
- 14/12/2025
"Pouco depois da descolagem, o voo 803 da United regressou a Washington Dulles e aterrou em segurança para resolver um problema de perda de potência num dos seus motores", explicou a companhia aérea, acrescentando que não houve feridos entre os 275 passageiros e 15 tripulantes.
Estes deverão chegar ao seu destino, o aeroporto de Tóquio Haneda, a bordo de outra aeronave, cuja partida está prevista para ainda hoje.
Segundo uma porta-voz do aeroporto de Dulles, o maior da capital federal dos Estados Unidos, o avião descolou pelas 12:20 (17:20 de Lisboa) e "incendiou a vegetação junto à pista".
"O incêndio foi extinto e o aparelho regressou a Dulles, aterrando em segurança pelas 13:30, e foi inspecionado pelos bombeiros do aeroporto", acrescentou.
A pista em causa teve de ser encerrada "por um período limitado, mas Dulles dispõe de várias pistas e as outras operações de voo não foram afetadas", afirmou a porta-voz.
O regulador norte-americano da aviação (FAA) indicou que o avião regressou a Dulles depois de ter sofrido uma "falha de motor durante a descolagem", sem fornecer mais pormenores, e que vai investigar o incidente.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), contactado pela agência de notícias francesa, AFP, sobre a ocorrência, não emitiu até agora qualquer comentário.
A fabricante aeronáutica Boeing reencaminhou para a companhia aérea quaisquer questões sobre o incidente.
De acordo com relatos citados pelo 'site' especializado AirLive, a aeronave registou um incêndio num motor durante a descolagem, fazendo as chamas alastrarem à berma da pista.
"Após o incidente, a aeronave foi observada a manobrar (...) para se ver livre do combustível, um procedimento de segurança fundamental para reduzir o peso antes de tentar uma aterragem de emergência", explicou.
Segundo as informações de registo fornecidas pelo 'site', este avião foi entregue em novembro de 1998 à Continental Airlines - posteriormente adquirida pela United Airlines - e está equipado com dois motores General Electric (que se tornou GE Aerospace em 2024).
Leia Também: Vai viajar? Trabalhadores da SPdH/Menzies em greve na passagem de ano





.jpg)






















































