Hamas anuncia que vai devolver corpos de dois reféns israelitas
- 21/10/2025
Num comunicado divulgado pelas brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do movimento islamita palestiniano, o grupo indicou que os corpos dos dois reféns israelitas foram exumados hoje e serão entregues ao final da tarde, no quadro da troca de reféns e prisioneiros prevista pelo acordo.
O Governo israelita reiterou, entretanto, que não aceita "qualquer desculpa" do Hamas para justificar os atrasos na entrega dos corpos dos reféns mortos.
O porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Sosh Bedrosian, reafirmou que o grupo "deveria tê-los entregue há oito dias", acusando-o de violar os compromissos assumidos.
"Ainda aguardamos a libertação dos 15 reféns mortos. Não aceitamos desculpas do Hamas, e nenhum jornalista deve perpetuar a mentira de que não consegue encontrar estes corpos", disse Bedrosian, em conferência de imprensa, insistindo que "o Hamas pode localizá-los".
O porta-voz sublinhou que Netanyahu "mantém o compromisso" com o cessar-fogo, mas acusou o grupo palestiniano de ter matado dois soldados israelitas no domingo, o que motivou uma nova vaga de bombardeamentos sobre "dezenas de alvos terroristas" em Gaza.
"O cessar-fogo não é uma licença para o Hamas nos ameaçar ou atacar. Pagarão um preço elevado em caso de violação", avisou Bedrosian, acrescentando que "Israel não tolerará novas provocações" e que "a capacidade militar e de governação do Hamas será destruída".
Bedrosian confirmou ainda a chegada do vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, a Israel, para discutir com Netanyahu "os desafios de segurança e as oportunidades políticas" da região, sublinhando que "as relações entre Israel e os Estados Unidos nunca foram tão fortes".
Durante o dia, Netanyahu reuniu-se também com o chefe dos serviços de informação egípcios, Hassan Rashad, para abordar o acordo de cessar-fogo e outros assuntos regionais.
Leia Também: Enviado especial dos EUA reúne-se com ex-reféns do Hamas em Telavive