Gansos deixados à beira da estrada causam alerta alimentar no Reino Unido
- 20/12/2025
Dezenas de gansos abatidos - num total de 70 - foram encontrados abandonados à beira da estrada em Norfolk, no Reino Unido, pela segunda vez em 10 dias.
Ao início desta semana, 31 gansos cinzentos todos com o peito retirado e um fio em redor do pescoço foram encontrados na vila de Terrington St Clement. Já a 7 de dezembro, 39 gansos de pés rosados e um pombo foram encontrados da mesma forma, a 11 quilómetros de distância.
A autarquia local afirmou, segundo a Sky News, que terão sido baleados e pede informações ao público. "As aves foram claramente mortas para consumo da carne, mas não houve fiscalização do abate, nem garantia de que não tenham sofrido indevidamente", referiu a vereadora Sandra Squire.
Alertou ainda que a carne poderá ser imprópria para consumo, pois a aves poderiam estar doentes. "Para piorar a situação, foram despejados à beira da estrada, o que também é ilegal, pois pode atrair animais nocivos e criar riscos para a saúde", acrescentou.
Ainda segundo a vereadora, neste caso à BBC, o abate de gansos selvagens não é ilegal - por isso não é um assunto para a polícia - mas verem carcaças abandonadas nestes números não é "normal".
"Com certeza é organizado, e não sabemos o que estão a fazer com a carne", lamentou.
Outro vereador local, Allan Morris, disse ao Telegraph que suspeita que as mortes poderão estar relacionadas com os jantares de Natal. "O Natal está a chegar, os tempos estão difíceis e os gansos estão a ser roubados. Se querem gansos para o jantar de Natal, vão a um supermercado ou a um talho", apelou.
Os habitantes locais criaram, entretanto, um grupo informal, conhecido como Observatório de Gansos, para ficar de olho nas aves restantes.
Leia Também: Gripe das aves volta a ser detetada em Torres Vedras





.jpg)






















































