Furacão Melissa. Governo das Bahamas ordena retirada de populações

  • 28/10/2025

"Este aviso é emitido para garantir que as pessoas que correm maior risco possam ser realocadas de forma segura antes que as condições piorem", precisou o primeiro-ministro das Bahamas, Phillip Davis, numa conferência de imprensa.

 

O governante indicou que, segundo o Departamento de Meteorologia das Bahamas, prevê-se que o Melissa comece a afetar o sudeste do país na manhã de terça-feira, e espera-se que as condições piorem ao longo de quarta-feira, à medida que a tempestade avance pela região.

Perante este alerta meteorológico, o Governo e a Autoridade de Gestão de Riscos de Desastres (DRM, na sigla em inglês) instaram os residentes das áreas anteriormente mencionadas a manter o contacto com a 'Family Island' para obter informações detalhadas sobre os horários a que terão de deixar os locais onde vivem e os meios de transporte.

Por fim, Davis afirmou que durante o dia dará mais informações sobre os planos de retirada das pessoas e instou a população a manter a calma. "Descreveremos as medidas específicas que estão a ser tomadas para proteger vidas e propriedades, incluindo a logística do transporte, a preparação dos abrigos e a coordenação entre todas as agências governamentais", disse.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) informou que o furacão de categoria 5, que atualmente se desloca a cerca de seis quilómetros por hora e apresenta ventos máximos sustentados de até 270 quilómetros por hora, deverá atingir Cuba na terça-feira.

O furacão Melissa tocará o sul das Bahamas na quarta-feira e provocaria chuvas no Haiti e na República Dominicana, onde um milhão de utilizadores ficaram sem água.

Além disso, o NHC indicou que há um alerta vigente de furacão para o sudeste e o centro das Bahamas, assim como para as ilhas Turcas e Caicos.

Neste contexto, as Nações Unidas anunciaram hoje a ativação do seu mecanismo de Ação Antecipada face ao próximo impacto do furacão Melissa em Cuba, com o qual prevê distribuir mais de 100 toneladas de arroz e material de emergência.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, assegurou que o Governo dispõe de um plano multifacetado para levar a cabo uma resposta "rápida e eficaz" face ao iminente impacto do Melissa na noite de hoje.

Chuvas fortes e ventos violentos já estão a atingir a Jamaica com a aproximação do furacão Melissa, que poderá ser o mais intenso furacão a tocar terra naquele país das caraíbas, ameaçando provocar inundações e deslizamentos de terra catastróficos.

Com ventos de até 280 quilómetros por hora, o furacão Melissa é classificado como categoria 5, a máxima, na escala de Saffir-Simpson, e deverá atingir a ilha de forma direta na manhã de terça-feira.

O Primeiro-Ministro da Jamaica, Andrew Holness, alertou para o risco de danos particularmente elevados na região oeste do país."Não penso que qualquer infraestrutura desta região consiga resistir a um furacão de categoria 5, pelo que poderá haver destruição significativa", afirmou à CNN, apelando aos habitantes para "subirem para zonas elevadas, protegerem os bens e a família".

Além disso, o Instituto de Meteorologia (Insmet) de Cuba prevê que Melissa toque terra no extremo oriental de Cuba na madrugada de quarta-feira, como um furacão de categoria maior.

Leia Também: Furacão Melissa atinge força máxima nas Caraíbas: "Ventos devastadores"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2877989/furacao-melissa-governo-das-bahamas-ordena-retirada-de-populacoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes