França vai reforçar segurança de locais culturais após roubo no Louvre

  • 20/10/2025

A decisão foi tomada após reunião com a sua colega de governo com a pasta da Cultura, Rachida Dati, adiantou a mesma fonte ministerial, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

 

A instituição, no centro da capital de França, vai manter-se encerrada hoje, um dia após um grupo, ainda a monte, ter conseguido roubar múltiplas obras de arte de joalharia.

"O Museu do Louvre vai permanecer fechado hoje por razões excecionais. Todas as reservas para a data de hoje vão ser reembolsadas. Pedimos desculpa pelo incómodo", pode ler-se numa mensagem publicada no sítio oficial da Internet daquele museu.

Um grupo de quatro homens roubou joias no domingo de manhã, em poucos minutos e quando o museu já estava aberto e com visitantes no interior, utilizando uma máquina empilhadora, estacionada na respetiva margem do rio Sena, e fazendo-a subir até à altura de uma janela do primeiro andar do edifício.

O grupo levou oito peças "de inestimável valor patrimonial", entre as quais a tiara da imperatriz Eugénia (mulher de Napoleão III, imperador de 1852 a 1870) e dois colares, informou no domingo o Ministério da Cultura francês.

Só aquela jóia tem 212 pérolas e 1.998 diamantes, de acordo com a descrição do Louvre, enquanto as peças pertencentes à rainha Maria Amélia contam com múltiplas safiras e centenas de diamantes.

Revelado vídeo de assalto no interior do Museu do Louvre

Revelado vídeo de assalto no interior do Museu do Louvre

Primeiras imagens do roubo ao Louvre, dentro do museu, foram partilhadas nas redes sociais. Nelas pode ver-se um homem vestido de amarelo, a cortar uma das vitrines.

Andrea Pinto | 10:31 - 20/10/2025

Este museu parisiense é o maior e mais visitado do Mundo, com nove milhões de pessoas a apreciarem parte das 35.000 obras que a instituição aloja, nos seus 73 mil metros quadrados de espaço.

Como recordou a agência noticiosa norte-americana AP, o Louvre tem uma longa história de roubos, consumados e tentados: "O mais famoso deu-se em 1911, quando a Mona Lisa (pintura a óleo, também conhecida por "La Gioconda", e atribuída ao toscano e figura máxima do Renascimento, Leonardo da Vinci) desapareceu da respetiva moldura.

O incidente foi atribuído a Vincenzo Peruggia e a obra-prima foi recuperada dois anos depois, em Florença.

Leia Também: Louvre abriu portas e... voltou a fechar. Museu está encerrado ao público

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2873811/franca-vai-reforcar-seguranca-de-locais-culturais-apos-roubo-no-louvre#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes