Finlândia vai pedir mil milhões de euros à UE para reforçar defesa
- 19/11/2025
Numa mensagem na rede social X, Orpo explicou que a Finlândia utilizará "mil milhões de euros em fundos SAFE da União Europeia para fortalecer a indústria de defesa", destacando as aquisições conjuntas multinacionais de equipamento militar e o desenvolvimento de sistemas de defesa contra drones.
Segundo o Governo finlandês, os fundos serão aplicados na compra conjunta, com parceiros europeus, de equipamento de combate terrestre e, sobretudo, de drones, num esforço de cooperação internacional que inclui a Ucrânia.
O ministro da Defesa, Antti Hakkanen, classificou a decisão como "importante", sublinhando que irá reforçar as capacidades da indústria de defesa finlandesa e a cooperação europeia em aquisições conjuntas.
Para Helsínquia, os principais benefícios do instrumento SAFE passam pelo aumento das encomendas europeias à indústria de defesa do país e pelo "reconhecimento estratégico" dos projetos finlandeses no âmbito da política industrial militar da União Europeia (UE).
O instrumento SAFE disponibiliza até 150 mil milhões de euros em empréstimos aos Estados-membros para aquisições conjuntas de equipamento militar, com o objetivo de reforçar as capacidades de defesa europeias e estimular a produção industrial no setor.
Os países interessados em recorrer a estes empréstimos têm até ao final do mês para apresentar um pedido formal e um plano de investimento detalhado sobre a utilização dos fundos.
Leia Também: Finlândia exorta Europa a resistir e manter apoio a Kyiv até cessar-fogo





.jpg)





















































