Filipinas anunciam primeira descoberta de gás natural em mais de uma década
- 19/01/2026
Cerca de 98 mil milhões de pés cúbicos (2,8 mil milhões de metros cúbicos) de gás natural foram descobertos a cinco quilómetros a leste do campo de Malampaya, perto do arquipélago de Palawan, o suficiente para fornecer eletricidade a 5,7 milhões de residências durante um ano.
"Os primeiros testes mostraram que o poço pode produzir 60 milhões de pés cúbicos por dia", disse o chefe de Estado num comunicado, salientando que a descoberta, a primeira em mais de uma década, consolida o "abastecimento nacional de gás por muitos anos".
As Filipinas, regularmente afetadas por cortes de energia, dependem do carvão importado, altamente poluente, para mais de metade da sua produção de eletricidade.
Em 2022, o então presidente Rodrigo Duterte pôs fim à exploração de petróleo e gás nas zonas disputadas com a China no Mar da China Meridional.
A China reivindica grande parte das ilhas e recifes deste mar, mas outros países ribeirinhos (nomeadamente as Filipinas e o Vietname) reivindicam a soberania sobre as mesmas zonas.
Leia Também: "Ponto de inflexão". Apagão forçou produção a gás (e afasta-nos da meta)





.jpg)






















































