FC Porto terá levado 'nega' do Manchester City por Vitor Reis
- 21/10/2025
O FC Porto terá sido um dos clubes que mais interesse demonstrou em consumar a aquisição de Vitor Reis, no passado mercado de transferências de verão, junto do Manchester City, de acordo com informações adiantadas, esta terça-feira, pela estação televisiva brasileira ESPN.
Formado no Palmeiras, o jogador de apenas 19 anos de idade subiu à equipa principal, pela 'mão' do treinador português Abel Ferreira, tendo-lhe bastado disputar 22 jogos na qualidade de sénior para chamar a atenção dos milionários ingleses, que não hesitaram em pagar qualquer coisa como 37 milhões de euros para o 'resgatar', no passado mês de janeiro.
Na segunda metade da passada temporada de 2024/25, o defesa-central acabou, no entanto, por ser utilizado pelo técnico espanhol Pep Guardiola num total de 226 minutos (distribuídos por quatro partidas oficiais, perante Leyton Orient, Plymouth Argyle, Leicester City e Wydad Athletic Club).
'Tapado' por craques como Rúben Dias, Nathan Aké, John Stone, Josko Gvardiol ou Abdukodir Khusanov, o internacional sub-20 brasileiro dispôs de espaço reduzido para colocar em prática todo o potencial que lhe é reconhecido, o que levou os citizens a estudar a possibilidade de o fazer 'rodar', a um nível elevado, num campeonato europeu.
Concorrência não faltou
Foi, precisamente, face a este cenário que a direção liderada por André Villas-Boas terá 'piscado o olho' a Vitor Reis, mas não foi a única, uma vez que, acrescenta a publicação, toda uma série de clubes (entre eles, o 'todo-o-poderoso' Bayern Munique) terão acompanhado esta situação com particular atenção.
No entanto, a opção do Manchester City acabou por passar por emprestá-lo ao Girona, clube que também faz parte do City Group, o que permite um acompanhamento mais próximo. Até ao momento, foi utilizado pelo treinador espanhol Míchel em oito dos nove jogos oficiais realizados, esta temporada, o último dos quais no passado fim de semana, na derrota sofrida na deslocação ao Estádio Olímpico Lluís Companys, perante o Barcelona, por 2-1.
FC Porto não 'caça' com Vitor Reis... mas alternativas abundam
A notícia do 'assédio' a Vitor Reis surge já depois de um mercado de transferências de verão no qual o FC Porto denotou uma particular preocupação com o centro da defesa do plantel às ordens do treinador italiano Francesco Farioli, setor que acabou por ser alvo de uma autêntica 'revolução'.
Sem Iván Marcano (que terminou contrato e optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade), Fábio Cardoso (que partiu para o Sevilla, a 'custo zero'), Zé Pedro (vendido ao Cagliari, por dois milhões de euros) e Otávio (transferido para o Paris FC, a troco de 17 milhões de euros), os dragões reforçaram-se 'em peso'.
Em sentido inverso, chegaram à Cidade Invicta Nehuén Pérez (da Udinese, por 13,3 milhões de euros), Jan Bednarek (do Southampton, por 7,5 milhões de euros), Dominik Prpic (do Hajduk Split, por 4,5 milhões de euros) e ainda Jakub Kiwior (do Arsenal, por empréstimo, por dois milhões de euros, contemplando o acordo uma cláusula de opção de compra no valor de 17 milhões de euros, mais cinco milhões de euros em bónus).
Leia Também: Atenção, FC Porto e Sporting. Eis os cinco alvos de Amorim para janeiro