Ex-mulher de Sarkozy "revoltada": "Injustamente privado de liberdade"

  • 21/10/2025

A ex-mulher de Nicolas Sarkozy, Cécilia Attias, disse, na segunda-feira, estar "revoltada" e "triste" pela privação da liberdade do ex-presidente francês, que esta terça-feira, dia 21 de outubro, se entregou na prisão para cumprir uma pena de cinco anos por associação criminosa.

 

"Amanhã [terça-feira], um homem com quem partilhei a minha vida durante 25 anos e que continua a ser o pai do meu filho será injustamente privado de liberdade", começou por escrever na rede social X (antigo Twitter). 

Cécilia Attias revelou ainda estar "triste e revoltada por ver Nicolas Sarkozy, que tanto deu a França, tratado desta forma". 

A ex-mulher de Sarkozy que, neste momento, vive nos Estados Unidos disse não poder estar em Paris, mas o seu "coração e pensamentos estarão com ele, com todos os filhos e com a Carla" - atual mulher do ex-presidente francês. 

"Mais além das nossas vidas pessoais, quero expressar o meu apoio ao homem de Estado que foi e ao ser humano que ainda é: corajoso, justo e apaixonado pelo seu país. A história acabará sempre por repor a verdade", notou.

Cécilia Attias e Nicolas Sarkozy foram casados durante 11 anos e têm um filho em comum. Depois de se separarem, Cécilia casou com o empresário marroquino, Richard Attias. Já Sarkozy casou com a modelo italiana, Carla Bruni.

"De cabeça erguida". Sarkozy entregou-se para cumprir pena

Nicolas Sarkozy vai começar hoje, terça-feira, a cumprir pena por associação criminosa. O ex-presidente francês chegou à prisão pelas 09h40 (08h40 em Lisboa), onde deverá ser colocado numa ala especial da cadeia, numa das 15 celas de nove metros quadrados da unidade de confinamento solitário.

Desta forma, Nicolas Sarkozy vai evitar qualquer contacto com outros reclusos, garantindo a segurança e impedindo qualquer fotografia não autorizada captada através de telemóveis. À saída de casa, o ex-presidente disse que "a verdade vai triunfar".

Recorde-se que Sarkozy foi condenado por conspiração criminosa na tentativa de utilizar dinheiro líbio para financiar a sua campanha eleitoral de 2007.

"De cabeça erguida". Sarkozy já se entregou na prisão para cumprir pena

Nicolas Sarkozy torna-se, esta terça-feira, no primeiro ex-presidente a tornar-se presidiário. À porta do estabelecimento prisional de Paris estão dezenas de pessoas para lhe prestar apoio.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:13 - 21/10/2025

A pena 

Nicolas Sarkozy será o primeiro ex-presidente da República francesa (e da União Europeia) a cumprir pena de prisão. 

O Tribunal Penal de Paris considerou, a 25 de setembro, que Sarkozy permitiu que pessoas do seu círculo próximo solicitassem financiamento ao regime de Muammar Kadhafi para a campanha das eleições presidenciais francesas de 2007.

Embora tenha recorrido da sentença, Sarkozy será detido devido à ordem de prisão "com execução provisória" emitida contra si, decisão justificada pela "gravidade excecional dos atos" cometidos.

A defesa poderá apresentar um pedido de libertação ao Tribunal de Recurso após a entrada em prisão e o tribunal terá dois meses para decidir.

A decisão judicial dividiu a opinião pública. No final de setembro, uma sondagem mostrou que 61% dos franceses consideraram a detenção "justa", enquanto 38% como "injusta".

Sarkozy deverá recorrer da condenação

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy deverá, ainda, apresentar recurso da sua condenação, defendendo que esta é "de uma gravidade extrema para o Estado de direito, para a confiança que se pode ter na Justiça".

"Se quiserem mesmo que eu durma na prisão, dormirei na prisão, mas de cabeça erguida. Sou inocente. Esta injustiça é um escândalo. Não me demitirei de algo que não fiz. Naturalmente, irei recorrer", disse aos jornalistas à saída do tribunal onde foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, em setembro.

Sarkozy vai recorrer:

Sarkozy vai recorrer: "Gravidade extrema para o Estado de direito"

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que irá apresentar recurso da sua condenação, defendendo que esta é "de uma gravidade extrema para o Estado de direito, para a confiança que se pode ter na Justiça".

Lusa | 13:45 - 25/09/2025

Leia Também: Nicolas Sarkozy reafirmou a sua inocência antes de entrar na prisão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2874254/ex-mulher-de-sarkozy-revoltada-injustamente-privado-de-liberdade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes