Exército sírio cria corredor para retirar civis em zona de confronto

  • 15/01/2026

Os confrontos envolveram as forças governamentais e as forças curdas a leste da cidade de Alepo, noticiou a agência Associated Press (AP).

 

Os civis vão pode retirar-se através do "corredor humanitário" entre as 09h00 e as 17h00 de quinta-feira (hora local), segundo a nota das forças sírias que parece sinalizar os planos para uma ofensiva nas cidades de Deir Hafer e Maskana e nas áreas adjacentes, a cerca de 60 quilómetros a leste da cidade de Alepo, no norte da Síria.

O exército pediu que as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas pelos curdos, e outros grupos armados se retirem para o outro lado do rio Eufrates, a leste da zona disputada.

As tropas do governo sírio já enviaram reforços para a zona depois de acusarem as FDS de concentrarem as suas próprias tropas no local, o que as FDS negaram.

Houve trocas de tiros limitadas entre os dois lados, e as Forças Democráticas Sírias (FDS) afirmaram que drones turcos realizaram ataques na região.

O Governo acusou as FDS de lançarem ataques com drones na cidade de Alepo, incluindo um que atingiu o edifício da administração municipal no sábado, pouco depois de dois ministros e um funcionário local terem dado uma conferência de imprensa no local.

As tensões na zona de Deir Hafer ocorrem após vários dias de intensos confrontos na semana passada em Alepo, que terminaram com a retirada de combatentes curdos e com as forças governamentais a assumirem o controlo de três bairros disputados.

Os combates fizeram pelo menos 23 mortos, dezenas de feridos e dezenas de milhares de deslocados.

Os confrontos eclodiram num momento de impasse nas negociações entre Damasco e as FDS, que controlam grandes áreas do nordeste da Síria, sobre um acordo para integrar as suas forças e para que o Governo central assuma o controlo de instituições, incluindo passagens fronteiriças e campos petrolíferos no nordeste.

Algumas das fações que compõem o novo Exército sírio, formado após a queda do ex-presidente Bashar al-Assad numa ofensiva rebelde em dezembro de 2024, eram anteriormente grupos insurgentes apoiados pela Turquia e com um longo historial de confrontos com as forças curdas.

As Forças Democráticas Sírias (FDS) têm sido, durante anos, o principal parceiro dos EUA na Síria na luta contra o grupo Estado Islâmico, mas a Turquia considera as FDS uma organização terrorista devido à sua associação com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava uma longa insurgência na Turquia. Um processo de paz está em curso.

Apesar do apoio de longa data dos EUA às FDS, a administração Trump também desenvolveu laços estreitos com a administração do presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, e pressionou os curdos para implementarem o acordo de integração.

Washington tem evitado, até ao momento, tomar partido publicamente nos confrontos em Alepo.

Leia Também: Cessar-fogo em Alepo quebrado por ataques entre exército e forças curdas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919664/exercito-sirio-cria-corredor-para-retirar-civis-em-zona-de-confronto#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes