Ex-árbitro de voleibol entre as vítimas da tragédia do Elevador da Glória
- 04/09/2025
Já foi revelada, esta quinta-feira, a identidade de mais uma das 16 vítimas mortais que morreram no descarrilamento do Elevador da Glória na tarde de ontem. Trata-se de Pedro Manuel Alves Trindade, que fez parte da direção da Federação Portuguesa de Voleibol, onde também exerceu funções de árbitro da modalidade.
Em comunicado oficial de nota de pesar, a FPV revelou estar "profundamente consternada com a tragédia, que vitimou um antigo membro da sua comunidade".
A tragédia do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, que descarrilou na passada quarta-feira, dia 3 de setembro, continua a chocar o país e a capital portuguesa.
Eis o comunicado da instituição na sua íntegra:
"É com profundo pesar que recebemos a notícia da tragédia ocorrida ontem com o elevador da Glória, em Lisboa. Neste momento de dor imensa, os nossos pensamentos estão com todas as famílias e amigos que perderam os seus entes queridos.
A Federação Portuguesa de Voleibol está profundamente consternada com a tragédia, que vitimou um antigo membro da sua comunidade: Pedro Manuel Alves Trindade. Ex-árbitro da Associação de Voleibol de Lisboa, Pedro Trindade também exerceu funções de dirigente na mesma entidade.
As nossas mais sinceras condolências a todos os que foram afectados por este trágico acontecimento. Que possam encontrar força e conforto uns nos outros para superar este momento tão difícil", lê-se numa nota divulgada no seu site oficial e nas redes sociais.
Esta é a segunda vítima mortal de nacionalidade portuguesa confirmada até ao momento, depois de o guarda-freio André Marques ter sido a primeira vítima mortal a ser identificada. De recordar que este era o homém responsável por controlar a cabina do Elevador da Glória no momento do acidente.
Descarrilamento do Elevador da Glória provocou 16 mortos e dezenas de feridos
Recorde-se que o Elevador da Glória, localizado no centro de Lisboa, descarrilou pelas 18h04 de quarta-feira, na Calçada da Glória.
O acidente provocou, segundo o mais recente balanço, 15 vítimas mortais de 23 feridos, incluindo mais de cinco em estado grave.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou que os feridos estão distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora.
Sobre as nacionalidades envolvidas, João Oliveira informou, na mesma entrevista, que alguns são de nacionalidade estrangeira, o que "aporta um grau de dificuldade para a identificação", sem apresentar dados em concreto.
O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira, enquanto a Câmara de Lisboa decretou três de luto municipal.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Leia Também: Identificada 1.ª vítima mortal do descarrilamento do Elevador da Glória