Esta foi última intervenção de Pinto Balsemão: "Não vai ser fácil"
- 21/10/2025
A última intervenção política de Francisco Pinto Balsemão, já doente, aconteceu há exatamente 35 dias, em 16 de setembro, através de uma mensagem escrita de apoio ao candidato presidencial Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD.
O antigo primeiro-ministro manifestou confiança numa vitória de Marques Mendes nas eleições presidenciais, mas avisou que "não vai ser fácil", com "candidatos para todos os gostos" e "saturação de eleições muito próximas".
"Não vai ser fácil a missão que temos pela frente, com eleições autárquicas pelo caminho, a diversidade de candidatos à Presidência da República para todos os gostos e uma população ainda ferida pela calamidade dos incêndios e o brutal acidente em Lisboa com as dolorosas consequências que todos lamentamos", avisou, numa mensagem dirigida às comissão política da candidatura presidencial de Marques Mendes.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recordou o fundador do partido como "símbolo da fundação" do PSD e lembrou as muitas vezes que espicaçava o partido para "aprofundar a social-democracia".
E anunciou que o Governo pretende decretar um dia de luto nacional para a data do funeral de Francisco Pinto Balsemão, que morreu hoje aos 88 anos.
Leia Também: Pinto Balsemão foi uma das "maiores referências nacionais da política"