Eritreia liberta 13 pessoas detidas sem julgamento há quase 18 anos

  • 11/12/2025

"A crise mais ampla dos direitos humanos na Eritreia permanece inalterada", disse esta ONG num comunicado citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), no qual acrescenta que "a Eritreia continua a encarcerar mais de 10 mil prisioneiros de consciência, entre os quais dissidentes políticos, jornalistas, membros de minorias religiosas, recrutas, estudantes e simples cidadãos".

 

A Eritreia é governada com mão de ferro desde a sua independência em 1993 por Issaias Afwerki, de 79 anos, nunca foram organizadas eleições e o país é regularmente criticado pelas ONG e pelas Nações Unidas pelas suas repetidas violações dos direitos civis.

Os dissidentes deste país de cerca de 3,5 milhões de habitantes no Corno de África desaparecem nos 'gulags' (campos de trabalhos forçados para criminosos) e criminosos civis são alistados para toda a vida no exército ou obrigados a trabalhos forçados no âmbito de um serviço nacional equiparado à escravatura, denuncia ainda a ONU.

Entre os libertados estão antigos polícias e um antigo atleta olímpico, "que estavam detidas há quase 18 anos sem acusação, sem julgamento e sem acesso a um advogado", escreve ainda esta ONG.

A HRCE, que denunciou as condições de detenção "notoriamente desumanas", exortou a comunidade internacional, nomeadamente a União Africana, os Estados Unidos e a ONU, "a intensificar a pressão sobre a Eritreia para que ponha fim às suas violações graves e sistemáticas dos direitos humanos e crie mecanismos de responsabilização pelos abusos passados e atuais".

Questionado pela AFP sobre o número de prisioneiros de consciência no país e as suas condições de detenção, o ministro da Informação da Eritreia, Yemane Ghebremeskel, ainda não respondeu.

Leia Também: ONU: 3 em 4 deslocados por conflitos vivem em países com risco climático

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902415/eritreia-liberta-13-pessoas-detidas-sem-julgamento-ha-quase-18-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes