Depois de arrasar Portugal, Kristin já faz estragos em Espanha
- 28/01/2026
Depois de deixar um rastro de destruição um pouco por todo o Portugal durante a noite, a tempestade Kristin já ruma ao país vizinho onde, nas próximas horas, várias zonas estão já em alerta. Há várias estradas cortadas, escolas encerradas e linhas de metro e comboio interrompidas.
Um pouco à semelhança do que aconteceu no nosso país, há nesta manhã de quarta-feira, registo de camiões tombados nas estradas, devido à força do vento.
Postes elétricos no chão e muitas pessoas sem luz.
Em Madrid, os transportes públicos também estão a ser afetados. A cidade está a ser alvo de um forte nevão.
Varias líneas de transporte público están afectadas.
— 112 Comunidad de Madrid (@112cmadrid) January 28, 2026
️ Necesario el uso de cadenas en todos los puertos de la red regionales#PlanInclemenciasCM#ASEM112 https://t.co/wTCDHxLm5w
Imagens que estão a ser partilhadas nas redes sociais, mostram a intensidade da tempestade. As imagens que se seguem, por exemplo, foram filmadas em Badajoz.
Así estaba pasando #Kristin por la calle Pino de Badajoz a las 6.30 a.m. . Tremendo a más de 100km/h pic.twitter.com/Gt6xulOJDJ
— Marido Para Todo (@maridoparatodo) January 28, 2026
O país prepara-se, também, para o maior nevão dos últimos cinco anos. A zona de Almeria, na Andaluzia, está em alerta vermelho, por risco muito elevado, com rajadas de até 130 quilómetros por hora, de acordo com as previsões para hoje da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).
Em alerta laranja estão as Ilhas Baleares, a região de Múrcia, a Comunidade Valenciana, Ceuta, Castela e Leão, Castela-La Mancha e Extremadura e a Galiza.
Aragão, Catalunha, Madrid, Astúrias, Cantábria, País Basco e Canárias e La Rioja estão sob aviso amarelo.
Portugal muito afetado
Portugal continental foi (e continua a ser) afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias -- Ingrid e Joseph --, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.
Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados, tendo uma pessoa morrido em Leiria na sequência da queda de uma estrutura metálica. e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.
O IPMA qualificou a Kristin como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.
Leia Também: Governo lamenta "perda de duas vidas" e está a "acompanhar" mau tempo





.jpg)






















































