Democratas investem milhões para mudar recenseamento antes das intercalares
- 14/01/2026
Os dirigentes do partido esperam que esta mudança de estratégia aumentará as suas hipóteses nas eleições intercalares deste ano.
A iniciativa, anunciada hoje, terá início no Arizona e no Nevada com pelo menos 2 milhões de dólares (1,7 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para formação de organizadores.
É o primeiro passo no que poderá vir a ser o maior esforço do DNC para registar novos eleitores, com especial enfoque nos jovens, nos eleitores negros e nas pessoas sem formação universitária.
Todos estes grupos demográficos afastaram-se dos democratas na última eleição presidencial, que reconduziu o republicano Donald Trump à Casa Branca.
"É uma crise. E para que o nosso partido ganhe realmente eleições, precisamos de criar mais democratas", frisou o presidente do DNC, Ken Martin, em entrevista à agência Associated Press (AP).
Martin salientou que o partido precisa "de todos os esforços possíveis, não apenas de grupos externos", enquanto os democratas tentam recuperar o controlo do Congresso e quebrar o domínio dos republicanos nas duas câmaras em Washington.
Os democratas passaram décadas a contar com organizações de advogados e grupos cívicos para registar eleitores, mas estes esforços têm geralmente de ser apartidários, como é exigido por lei.
Os dirigentes do partido querem uma abordagem mais explicitamente partidária, como a utilizada pelos republicanos, que têm dependido menos dos grupos externos para registar e mobilizar a sua base eleitoral.
Os democratas esperam que as perspetivas e experiências dos organizadores ajudem os estrategas do partido a aprender como se ligar aos norte-americanos da classe trabalhadora que estão desiludidos com a política e com quem o partido teme ter perdido o contacto nas últimas eleições.
"Acho incrível que os democratas estejam a investir em chegar aos eleitores democratas que foram deixados para trás", referiu Santiago Mayer, fundador do Voters for Tomorrow, um grupo político progressista para jovens que está a colaborar com o Comité Nacional Democrata (DNC).
"Fomos derrotados na persuasão em 2024, e penso que este é um passo muito importante para corrigir isso e garantir que não se repete em 2026", garantiu.
Leia Também: Congressistas dos EUA acusam limitação de acesso a centros de detenção





.jpg)






















































