Democratas anunciam investigação sobre detenções de imigrantes
- 21/10/2025
"Homens mascarados estão a arrastar cidadãos norte-americanos das ruas e a colocá-los em celas de detenção, sem acesso a um advogado e nem sequer a uma chamada telefónica", acusou hoje o congressista pela Califórnia Robert García.
García, principal democrata do Comité de Supervisão e Reforma Governamental da Câmara dos Representantes, juntou-se ao presidente da Câmara de Los Angeles, Bass, para anunciar que abrirão uma larga investigação no Congresso sobre a agressiva campanha migratória do Executivo de Trump.
O congressista e o Senador Richard Blumenthal, membro de mais alto escalão do Comité de Investigações do Subcomité Permanente do Senado, exigiram hoje, numa carta, à secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, os registos da agência, após os relatos generalizados de detenções injustas de cidadãos norte-americanos por parte dos agentes migratórios.
Os democratas alertaram que reportagens jornalísticas documentaram a detenção prolongada de cidadãos, a negação de acesso a um advogado e outras violações dos seus direitos civis.
Na semana passada, o meio especializado ProPublica informou que pelo menos 170 cidadãos norte-americanos foram detidos em operações, segundo a sua própria contagem devido à falta de informação do DHS.
"É preocupante que o padrão de detenções de cidadãos norte-americanos coincida com um aumento alarmante da discriminação racial, especialmente contra latinos, que tem sido amplamente documentado em Los Angeles", alerta a carta dos democratas.
Neste sentido, Bass avisou que a ofensiva migratória "não é apenas um ataque contra os habitantes de Los Angeles, mas contra todas as pessoas" no país. "Sempre defenderei Los Angeles", acrescentou.
"Os relatos sobre cidadãos americanos que são submetidos a choques elétricos, arrastados e detidos ilegalmente deveriam preocupar-nos a todos", afirmou o prefeito democrata.
Bass e o Conselho angelino aprovaram múltiplas medidas para reforçar os protocolos e a formação para aplicar a ordem que proíbe o uso de recursos municipais na execução da lei migratória ordenada pela Administração Trump.
Leia Também: Tribunal de recurso nos EUA autoriza Trump a enviar militares para Portland