De colega de Cristiano Ronaldo à construção civil. "De partir o coração"
- 21/10/2025
A vida de Cendrim Kameraj mudou radicalmente. Há sete anos estava a treinar junto de Cristiano Ronaldo na equipa principal da Juventus. Hoje trabalha numa empresa no ramo da construção civil depois de ter sido forçado a terminar a carreira com apenas 25 anos. Mas, afinal como o antigo ponta de lança do Kosovo chegou até aqui?
As lesões foram o que levaram Kameraj a abdicar do sonho pelo qual sempre lutou desde miúdo. Não uma, não duas, mas sim três roturas do ligamento cruzado fizeram com que Cendrim Kameraj dissesse basta no passado mês de fevereiro.
"Foi de partir o coração. O futebol era minha identidade desde criança. Por muito tempo não sabia quem era sem o futebol. Mas com o tempo encontrei a paz. Percebi que a vida não termina com o final da minha carreira como jogador", começou por contar, em entrevista ao portal do jornalista Gianluca Di Marzio, prosseguindo.
"Sem estas lesões poderia ter chegado ao topo. Estava no caminho certo e senti que estava a melhorar época após época. No entanto, não gosto de viver baseado em suposições. Dei tudo o que tinha e isso é o que conta", explicou Cendrim Kameraj.
O que mudou?
Colocado o ponto de final na carreira de jogador, Kameraj teve de ir em busca de um novo desafio profissional e por esta altura está ligado à construção civil, fazendo sobretudo trabalho de escritório.
"Trabalho no escritório da ICM Bau. O nosso chefe queria que passássemos um dia nas obras para perceber como funciona trabalho e como pode ser difícil. Isso faz-nos apreciar ainda mais a sorte que temos de trabalhar atrás de uma secretária", afirmou o antigo avançado nascido na Suíça.
Sem esquecer CR7
Apesar da carreira curta, Cendrim Kameraj faz parte do grupo de privilegiados que partilharam balneário com Cristiano Ronaldo. Tudo aconteceu na Juventus, clube pelo qual Kameraj foi contratado para jogar nas camadas jovens, mas onde teve a oportunidade de trabalhar ao lado dos grandes consagrados do gigante italiano na equipa principal.
"Foi surreal e especial. A energia dele [Cristiano Ronaldo] levou-nos a querer mais. O que mais me impressionou foi a mentalidade dele. Ele nunca parou e exigia sempre mais de si mesmo e de quem estava ao seu redor. Um dia ele até me disse: "O talento não vale de nada sem perseverança e trabalho duro". Essa frase ficou comigo. Ver como ele se preparava mostrou-me o que realmente significa ser um profissional", recordou, antes de revelar a forma como chegou à Juve.
"Quando chegou a oferta da Juventus foi como um sonho. Sinceramente, no início eu nem conseguia acreditar. Senti-me orgulhoso, entusiasmado e até um pouco nervoso. Sabia que seria um grande passo", confessou Cendrim Kameraj.
A passagem pela Juventus terminou dois anos depois de ter começado e Kameraj também passou por Lugano, Kriens, KF Dukagjini e Zug 94, onde acabaria por terminar a carreira.
Aos 26 anos, e menos de um ano depois de ter tomado a difícil decisão, o avançado garante não se arrepender.
"Talvez pudesse ter tido um pouco mais de paciência e ouvido o meu corpo mais cedo. Mas eu não me culpo. Fiz o que achei correto na altura. O arrependimento não muda o passado", rematou Cendrim Kameraj.
Leia Também: João Félix aborda parceria com Cristiano Ronaldo: "É fácil jogar com ele"