"Corajosa". Menina que sobreviveu a colisão de comboios fica com os avós
- 21/01/2026
A menina de seis anos, única sobrevivente da sua família, da tragédia com a colisão de dois comboios em Adamuz, Córdoba, Espanha, vai ficar a cargo dos avós e dos tios, dá conta a Telecinco.
Cristina é a protagonista de uma das histórias mais emotivas relacionadas com o acidente. Toda a sua família seguia no comboio, quando o mesmo descarrilou. A menina foi a única sobrevivente da família Zamorano Álvarez, originária de Huelva.
Os pais, o irmão de 12 anos, e um primo de 23 anos não sobreviveram.
Os cinco, recorde-se, tinham até à capital espanhola para ver o Real Madrid, clube do qual eram adeptos, defrontar o Levante, no sábado - e saíram do jogo alegres com a vitória do seu clube por dois golos.
No domingo, embarcaram no comboio de alta velocidade da empresa pública Renfe que os levaria de volta a Huelva, onde viviam, sem saber o que os esperava.
Por volta das 19h45 locais (18h45 em Lisboa) um comboio da empresa privada Iryo, que ligava Málaga a Madrid saiu dos carris e veio embater no da Renfe que passava naquele troço, em sentido contrário.
Após o embate, a criança de seis anos terá conseguido sair do comboio por uma janela, conta o El Mundo. Foi vista depois disso a deambular sozinha pelos carris, enquanto procurava por algum rosto conhecido. Quem participou no seu salvamento diz que "nunca conheceu uma criança tão corajosa".
Cristina está agora sob os cuidados dos avós e tios, enquanto recupera dos poucos ferimentos que sofreu. Conta a Telecinco que as mazelas psicológicas são mais difíceis de recuperar.
Note-se que a família vivia em Punta Umbria, numa localidade onde eram muito conhecidos entre os moradores. A mãe de Cristina, cujo corpo continua por recuperar, era proprietária de uma loja de roupa infantil.
O autarca de Punta Umbría, José Carlos Hernández, chegou mesmo a referir-se às profundas raízes da família na comunidade.
Recorde-se que a tragédia fez mais de 40 vítimas mortais e é já um dos acidentes de comboios mais graves em Espanha.
Leia Também: Sobe para 42 número de mortos em desastre ferroviário em Espanha





.jpg)






















































