Comissão no Kosovo ordena recontagem de todos os votos das legislativas 

  • 20/01/2026

A comissão optou, em pleno impasse político, pela "recontagem dos boletins de todas as assembleias de voto em 28 municípios", na sequência de suspeitas de manipulação de votos, que levaram à destituição dos representantes de partidos políticos da cidade de Prizren, no sul do Kosovo.

 

O presidente da Comissão Eleitoral kosovar, Kreshnik Radoniqi, que anunciou estas duas medidas, indicou que as conclusões serão remetidas à Procuradoria do Kosovo e assegurou que será prestada "plena cooperação institucional no processo de investigação", de acordo com um comunicado.

A decisão surgiu dias depois de a entidade ter decidido iniciar uma recontagem total em 10 municípios do Kosovo, enquanto nos restantes 28 apenas iam ser recontadas 10% das assembleias de voto. 

Agora, todas as assembleias de voto (2.557 no total) vão ser incluídas na nova contagem.

Radoniqi acrescentou que as conclusões preliminares indicaram que os votos atribuídos aos candidatos durante a recontagem apresentavam um "elevado grau de inexatidão".

A Procuradoria-Geral da República do país está a supervisionar o processo de recontagem dos resultados eleitorais, depois de ter identificado discrepâncias nos votos. 

A coordenadora para as eleições kosovar, Laura Pula, solicitou aos procuradores-chefes de todos os municípios que recolham "a informação necessária e obtenham as provas pertinentes que possam demonstrar a prática de qualquer crime relacionado com o processo eleitoral".

O Ministério Público afirmou estar "comprometido com a proteção do voto livre dos cidadãos" e prometeu "investigar qualquer caso em que se suspeite que os votos tenham sido utilizados indevidamente, falsificados de qualquer forma e por qualquer pessoa", indicou, num comunicado divulgado nas redes sociais.

Durante o dia, Pula recebeu em Pristina o chefe da missão da UE para o Estado de Direito no Kosovo, Giovanni Pietro Barbano, a quem transmitiu o trabalho da Procuradoria "na proteção do direito de voto dos cidadãos" kosovares, dando conhecimento das investigações preliminares "sobre as discrepâncias nos votos".

O ato eleitoral, realizado a 28 de dezembro de 2025, deu a vitória ao partido governamental Vetevendosje (Movimento para a Autodeterminação), que obteve quase metade dos votos apurados, melhorando o resultado das eleições de fevereiro do mesmo ano e garantindo os mandatos suficientes para governar sozinho.

Leia Também: UE pede esforço redobrado ao Kosovo para avançar na adesão após eleições

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922345/comissao-no-kosovo-ordena-recontagem-de-todos-os-votos-das-legislativas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes