Colheres de pau: Um antro de germes na sua cozinha! Aprenda a lavá-las
- 20/10/2025
Qual é a colher de pau mais antiga que tem em casa? Se já passou de geração em geração, provavelmente nem sabe a que parente pertencia e, certamente, também desconhece a quantidade de germes que lá se concentram.
A 'Wood Working Advisor' falou com especialistas de limpeza sobre este utensílio que usamos diariamente e concluiu que, na maior parte das cozinhas, as colheres de pau são o objeto mais "sujo".
A ideia não é esfregar este tipo de utensílios até ficarem aparentemente limpos. Aliás, os especialistas sublinham que alguns métodos, como esfregar as colheres ou "esfoliá-las", podem acabar por danificar as mesmas e manter a sujidade, o que não se pretende!
Leia Também: Será que está a lavar o cabelo da forma mais correta?
Como lavar as colheres de pau?
- Após o uso, deve passar de imediato por água quente, usando um detergente neutro.
- Use uma esponja ou pano macio para esfregar de forma delicada, certificando-se de que todas as superfícies estão bem limpas.
- Lave as colheres com água morna para remover qualquer resíduo de sabão.
- Seque as colheres imediatamente após a lavagem com uma toalha limpa ou deixando-as secar ao ar.
Parece simples e interroga-se o que estará a fazer de forma errada? Na verdade, estes peritos em limpeza esclarecem que, além destes cuidados diários, deve fazer uma lavagem mais profunda de forma regular e de modo a evitar que se entranhem cheiros nas colheres.
O método do limão e do sal
- Coloque a colher de pau na horizontal e polvilhe uma quantidade generosa de sal grosso sobre a superfície.
- Corte um limão ao meio.
- "Esfolie com limão": Use o lado cortado do limão para esfregar o sal na colher. Esprema o limão enquanto esfrega.
- Deixe a mistura atuar na colher de 5 a 10 minutos.
- Enxágue bem a colher com água morna. Certifique-se de que todos os resíduos de sal e limão desaparecem. Seque imediatamente com uma toalha.
O que não fazer?
— Evite lavar este ou qualquer utensílio de madeira na máquina de lavar louça ou depositá-los em água quente. A madeira pode estragar-se e "inchar".
— Evite recorrer a produtos químicos agressivos que podem danificar as colheres de pau e remover os óleos naturais da madeira, tornando-a seca e quebradiça.
— Evite expor as colheres ao calor excessivo ou à luz solar, isso pode fazer com que a madeira comece a secar e a perder o seu brilho natural.
Leia Também: Osteoporose. "Muitos desconhecem que têm a doença e muitos não se tratam"