Chuva gelada condiciona operações no aeroporto de Praga
- 13/01/2026
"Devido à forte chuva gelada, as chegadas estão a ser limitadas para garantir o degelo da pista principal, das área circundantes e dos postos de estacionamento das aeronaves", declarou à emissora pública CT24 a porta-voz do aeroporto, Denisa Hejtmánková.
Mais de 15 chegadas estão atrasadas ou foram canceladas em Praga até às 08:22 GMT (hora de Lisboa) devido às condições meteorológicas, de acordo com o 'site' do aeroporto.
O gelo causou problemas nas estradas e vias férreas em todo o país, com acidentes de trânsito e estragos nos pavimentos.
A formação de gelo nas catenárias paralisou os comboios na zona de Praga e também limitou o tráfego ferroviário em Ústí nad Labem e Decín, no norte do país.
Na capital, as condições de gelo complicaram o tráfego matinal nos transportes públicos, especialmente nos arredores da cidade.
Também hoje, o gelo e a chuva condicionaram as operações no aeroporto de Viena (Áustria).
"Partimos do princípio de que a situação se manterá, em qualquer caso, até cerca das 11:00 (10:00 em Lisboa)", disse o porta-voz do aeroporto, Peter Kleemann, à agência de notícias APA.
Em toda a área operacional, incluindo as pistas, plataformas e vias de serviço adjacentes, formou-se "uma espessa camada de gelo que, imediatamente após os trabalhos de descongelamento, volta a congelar", explicou.
Diariamente, têm sido cancelados centenas de voos em vários aeroportos da Europa devido à queda de neve.
Leia Também: Aeroporto de Viena suspende operações devido ao gelo





.jpg)






















































