Carros novos da BMW vão sair da fábrica com combustíveis ecológicos
- 20/10/2025
O Grupo BMW assinou um memorando de entendimento com a German eFuel One e a Lother no âmbito da utilização de combustíveis sustentáveis.
É mais um passo que o fabricante bávaro dá no desenvolvimento de alternativas ecológicas, depois dos seus automóveis elétricos, do projeto com o hidrogénio ou do uso do diesel renovável HVO100 nas viaturas a gasóleo construídas na Alemanha desde o início do ano.
Segundo um comunicado, a partir de 2028 os automóveis a gasolina novos da BMW deverão ser abastecidos com gasolina ecológica no seu primeiro abastecimento à saída da fábrica - só na Alemanha.
A German eFuel One quer construir a primeira fábrica de produção de gasolina sustentável naquele país. O combustível sintético cumpre os padrões DIN EN 228, não requer modificações aos motores e proporciona emissões de dióxido de carbono até 90 por cento mais baixas do que gasolina de origem fóssil.
Por outro lado, a Lother concluiu que também há benefícios para os próprios automóveis, ao serem produzidos menos resíduos que se acumulam em peças como injetores, válvulas e pistões dos motores.
Glenn Schmidt, que lidera o departamento de sustentabilidade do Grupo BMW, afirmou em comunicado: "Todas as unidades motrizes podem e devem reduzir as emissões de dióxido de carbono. Além da mobilidade elétrica, motores de combustão eficientes com combustíveis renováveis continuarão a ter um papel importante. É por isto que, desde o início de 2025, temos enchido os nossos modelos diesel produzidos na Alemanha com diesel HVO100 renovável. Hoje, estabelecemos as bases na Alemanha para o passo seguinte. Com o nosso plano para encher os motores a gasolina com combustíveis ecológicos nas nossas fábricas a partir de 2028, estamos a enviar outro forte sinal aos nossos clientes".
Leia Também: Mbappé tem um novo BMW de mais de 146.000€ que não vai poder conduzir