Capela que ardeu em 2024 em Gondomar reabre no domingo
- 04/09/2025
Situada em Branzelo, a capela foi destruída pelo incêndio que assolou o concelho entre os dias 15 e 19 de setembro de 2024, optando a Câmara Municipal para recorrer a apoio privado para garantir a sua recuperação, que será assinalada no domingo de manhã, dia em que se celebra a festa anual em honra de Nossa Senhora da Aflição, lê-se no comunicado da autarquia.
A recuperação da capela foi possível graças a uma parceria entre a Câmara de Gondomar, o Ismaili Imamat, entidade liderada por Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), a União de Freguesias de Melres e Medas e a família da proprietária do terreno, representando um investimento de 500 mil euros, sendo que 375 mil euros foram assegurados pelo Ismaili Imamat, acrescenta a nota de imprensa.
Ao município de Gondomar coube prestar apoio técnico na elaboração do projeto e, durante a execução da obra, assegurar o acompanhamento, fiscalização e coordenação de segurança, prossegue o comunicado.
Em articulação com a família proprietária da capela e com a União de Freguesias de Melres e Medas, o município garantiu ainda a reposição do espólio interior do imóvel, nomeadamente o altar, as esculturas sacras e o mobiliário. Embora se trate de um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público, lê-se ainda.
Leia Também: Em Foz Côa, ardeu uma capela e danificou-se uma primeira habitação