Câmara de Oleiros lamenta morte de guarda-freio natural do concelho
- 04/09/2025
Numa nota de pesar publicada na página na Internet daquele município do distrito de Castelo Branco, o presidente do Município de Oleiros, Miguel Marques, e o restante executivo "apresentam sentidas condolências à família e amigos de André Jorge Gonçalves Marques", que foi, "infelizmente, uma das vítimas mortais" do acidente.
Ainda de acordo com a mesma nota, que assinala o dia de luto nacional hoje "pelo trágico acidente ocorrido" na quarta-feira no ascensor da Glória, André Jorge Gonçalves Marques era natural da freguesia de Sarnadas de São Simão.
Hoje, a transportadora Carris, que gere o elevador da Glória, anunciou, numa publicação na sua página oficial na rede social Facebook, que o guarda-freio André Marques é uma das vítimas mortais do descarrilamento.
Guarda-freio da Estação de Santo Amaro, André Marques estava ao serviço do ascensor da Glória quando se deu o acidente.
Na publicação, a Carris destaca a lealdade e dedicação, bem como o valor e o profissionalismo de André Marques, ao serviço da empresa há 15 anos.
"Desempenhou as suas funções com excelência, tendo sido um representante exímio da Carris na história da cidade, contribuindo de forma essencial para a excelência do serviço que prestamos diariamente aos nossos clientes e a Lisboa", assinalou a empresa.
Lamentando o "fim trágico" do guarda-freio, a Carris recorda-o como "profissional dedicado, amável, sorridente e sempre disposto a contribuir para um bem maior", expressando condolências à família e amigos.
O acidente causou 16 mortos.
O descarrilamento causou ainda duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.
O Governo decretou um dia de luto nacional, hoje.
O elevador da Glória liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros que é muito procurado por turistas.
Leia Também: Identificada 1.ª vítima mortal do descarrilamento do Elevador da Glória