Britânico que se voluntariou para espiar para a Rússia condenado a 7 anos
- 08/11/2025
Um cidadão britânico que "sonhava ser como o James Bond" e ofereceu-se para auxiliar o serviço de informações da Rússia foi condenado a sete anos de prisão, informou a Polícia Antiterrorista de Londres, esta sexta-feira.
Segundo a autoridade britânica, Howard Phillips, de 66 anos, foi detido "após uma série de interações com agentes infiltrados", que "acreditava serem agentes russos".
Durante os vários encontros, o britânico "ofereceu-se para entregar informações pessoais de um ex-ministro e prestar apoio logístico a atividades de espionagem russas". Acabou por ser detido em maio de 2024, no centro de Londres.
A detenção ocorreu após Phillips viajar para a capital britânica para se encontrar com "duas pessoas que acreditava serem agentes russos", mas, na verdade, "as pessoas com quem estava a comunicar eram agentes infiltrados".
A operação começou após os agentes da Polícia Antiterrorista de Londres terem percebido - através de e-mails, redes sociais e encontros presenciais - "a disponibilidade de Phillips para ajudar o Serviço de Informações russo em troca de pagamento".
Em tribunal, ficou provado que o britânico entregou informações pessoais do então ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps. Segundo a autoridade, Phillips já se tinha encontrado com o governante, que era seu deputado local, e visitado a sua casa.
Phillips disse ainda aos agentes que poderia ser alguém capaz de "se mover sem ser detetado e viajar para qualquer lugar a qualquer momento, sem questionamento".
Nas redes sociais, Grant Shapps, que esteve no cargo entre 31 de agosto de 2023 e 5 julho de 2024, agradeceu "aos serviços de segurança e à política por terem exposto este complô".
"Trair o seu país a um estado hostil é uma das maiores traições imagináveis. Estou grato aos nossos serviços de segurança e à polícia por terem exposto este complô. A sentença de hoje deixa claro: aqueles que se virarem contra a Grã-Bretanha enfrentarão a justiça", escreveu no Facebook.
Já o comandante Dominic Murphy, chefe da Polícia Antiterrorista de Londres, destacou que "este caso demonstra as graves consequências para qualquer pessoa que pense que trabalhar para o serviço de informações russo é uma forma fácil de ganhar dinheiro".
O responsável sublinhou, ainda, que "a verdade é que aqueles que trabalham como 'representantes' da Rússia dificilmente receberão uma grande quantia de dinheiro", sendo "bastante provável que não recebam nada".
De acordo com a Sky News, Phillips, um funcionário público, disse aos agentes que queria trabalhar nos serviços de informação para evitar um emprego de escritório "das nove às cinco".
Jocelyn Ledward KC, procuradora do caso, disse que o homem estava "com dificuldades financeiras" e procurava "um trabalho interessante e entusiasmante para ganhar dinheiro fácil".
A sua ex-mulher, Amanda, disse também ao tribunal que Phillips ficou "fascinado" por livros e filmes de espionagem e tinha "sonhos extravagantes" de "servir este país algures e ser James Bond".
"Ele adorava o James Bond e a imagem, o fato e o carro bonito, ser alguém que se podia respeitar, alguém de quem as pessoas gostavam, alguém especial", acrescentou.
O seu advogado, por sua vez, defendeu que Phillips era uma "personagem excêntrica e louca" que cometeu um "erro de julgamento monumental", mas garantiu que "tem orgulho em ser britânico".
"Ele tem orgulho em ser britânico e não há nada que sugira que tenha qualquer sentimento antibritânico ou deseje prejudicar o país, muito pelo contrário", acrescentou Jeremy Dein KC.
Segundo a estação britânica, Phillips chegou a escrever cartas a Boris Johnson e Liz Truss, ambos antigos primeiros-ministros do Reino Unidos, para oferecer os seus conselhos sobre como influenciar o público.
Escreveu também cartas aos atores Tom Cruise e Jennifer Aniston para que se reunissem com ele para dar conselhos sobre como entrar no negócio do cinema.
Leia Também: Portuguesa com cancro perde apoios no Reino Unido após piorar em Portugal





.jpg)





















































