Bordallo II vai além fronteiras e coloca obra em frente à Casa Branca
- 24/10/2025
O artista Bordallo II voltou a tecer críticas à sociedade e aos seus governantes. Desta vez, além fronteiras com uma obra instalada em Washington, nos Estados Unidos.
Nas redes sociais, o artista mostrou a obra instalada mesmo em frente à Casa Branca, a residência oficial do presidente norte-americano, Donald Trump.
Foi colocado um cartaz colado a uma carrinha, onde se lia "Governmental Advisory. Explicit Content" ("Aviso governamental. Conteúdo explícito", em português).
A mais recente obra de Bordalo II em Washington parece ser uma crítica à reticência de Donald Trump em aceitar a divulgação dos 'Epstein Files', um conjunto de documentos oficiais relacionados com Jeffrey Epstein, o milionário norte-americano condenado por crimes sexuais e tráfico de menores, que foi encontrado morto na prisão em 2019.
Os documentos mais importantes incluem depoimentos, transcrições e provas recolhidas no processo judicial contra Epstein e a sua ex-namorada, Ghislaine Maxwell, que está a cumprir uma pena de 20 anos de prisão por tráfico sexual.
Os documentos incluem ainda listas de nomes de pessoas mencionadas durante os processos, como testemunhas, cúmplices e potenciais vítimas, registos de voos do jato privado de Epstein e material apreendido nas suas propriedades.
A ligação entre Donald Trump e Jeffrey Epstein continua a gerar atenção mediática e política. Durante os anos 1990, os dois frequentavam o mesmo círculo social em Nova Iorque e Palm Beach e há imagens que mostram visitas do milionário a Mar-a-Lago, um resort de luxo que pertence ao presidente norte-americano.
Em 2002, Trump chegou a elogiar Epstein, comentando sobre o gosto de ambos por mulheres jovens. "Dizem que ele gosta de mulheres bonitas tanto quanto eu. E muitas delas são bem jovens", disse em entrevista à New York Magazine.
A relação deteriorou-se por volta de 2004 e, desde então, Trump afirma que rompeu completamente os laços, declarando em 2019 que "não era fã dele" e que deixou de falar com Epstein há muitos anos.
Leia Também: Supremo Tribunal dos EUA rejeita recurso de ex-namorada de Epstein





.jpg)















































