"Avó da Galiza" celebra 109 anos, mas ainda tem sonhos por cumprir

  • 04/12/2025

Esperanza Cortiñas celebrou, na quarta-feira, o seu 109.º aniversário. Nascida a 3 de dezembro de 1916 em Carballedo, na província espanhola de Lugo, a centenária herdou o título de “avó da Galiza” no verão passado, na sequência da morte de Consolación Paz, aos 111 anos. Apesar da longa vida, a idosa confessou que ainda tem sonhos por cumprir, incluindo “ir aos Estados Unidos, visitar Nova Iorque”.

 

Esperanza não passa sem a sua dose diária de licor de café, tampouco sem jogar às cartas, especificamente Brisca (cuja variante portuguesa é bisca), num centro social de Ourese. Contudo, é de dançar que mais gosta, sendo presença assídua no centro comunitário local todos os domingos.

“Danço de tudo, tango e tudo o que possa imaginar”, confessou a idosa, em declarações à Telecinco.

Aliás, Esperanza dança de salto alto, alegando que, “se não dançar dessa forma, os seus ossos enferrujarão”.

A centenária assumiu fazer apenas duas refeições por dia – almoço e jantar –, ainda que “coma bastante”, segundo disse uma das suas três filhas ao La Región. A idosa prioriza, inclusive, refeições à base de leguminosas, carne e ovos.

No entanto, a vida de Esperanza nem sempre foi fácil. As primeiras recordações que tem “são más, porque era um mundo diferente, mais atrasado”. “Fui criada por alguns senhores, porque a minha mãe foi para Cuba. […] Batiam-me, levavam-me para a quinta dos vizinhos e arranhavam-me, mas consegui seguir em frente”, disse.

A mulher passou a infância a trabalhar, “exceto quando chovia muito, já que não ia com as vacas para o campo, mas sim para a escola”. Depois, casou-se e teve três filhas. Após ficar viúva, o melhor momento da sua vida foi quando se mudou para França, onde “era muito melhor, embora trabalhasse muito”. Aí permaneceu durante cerca de 14 anos, antes de regressar a Ourense.

Apesar de tudo, Esperanza apontou que “não mudaria nada” nos seus 109 anos de vida. Tem, aliás, sonhos por cumprir, nomeadamente “ir aos Estados Unidos, visitar Nova Iorque”.

No ano passado, a centenária voou até Paris, para visitar uma neta, e viaja regularmente de comboio para Alicante, para ver uma das filhas.

Leia Também: Idosas em lar do Pinhal Novo reagem a música de Rosalía e Carminho

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899271/avo-da-galiza-celebra-109-anos-mas-ainda-tem-sonhos-por-cumprir#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes