Autoridades acreditam que atiradores na praia de Sydney são pai e filho

  • 15/12/2025

As autoridades australianas acreditam que os dois atiradores da praia de Bondi, na Austrália, são pai e filho. A informação está a ser avançada pela televisão australiana ABC, que cita fontes ligadas ao caso.

 

Segundo o mesmo meio, o filho trata-se de Naveed Akram, de 24 anos - o suspeito que já tinha sido identificado anteriormente pelas autoridades. Na mesma altura, soube-se também que o jovem é residente no sudoeste da capital australiana, no bairro de Bonnyrigg, e que a sua casa foi alvo de buscas.

Inicialmente, não era claro se Naveed era o suspeito que estava em estado crítico no hospital ou que tinha morrido durante o ataque, mas a ABC confirma agora que é o jovem quem está a receber cuidados médicos e já sob a custódia das autoridades. O seu pai, de 50 anos, morreu durante uma troca de fogo com a polícia durante o ataque.

Para já, a teoria de que havia um terceiro envolvido no tiroteio foi descartada pelas autoridades.

"Estou em condições de dizer que não estamos à procura de outro agressor", afirmou o chefe da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, numa nova conferência de imprensa este domingo (já segunda-feira de manhã na Austrália). "Temos dois suspeitos envolvidos no incidente de ontem. Um morreu. O outro está em condição crítica, mas estável, no hospital neste momento", acrescentou.

Durante a mesma conferência, Lanyon revelou também que o atirador mais velho, que se acredita ser o pai de Naveed, tinha licença para armas válida durante dez anos. A polícia diz que o homem de 50 anos tinha seis armas de fogo registadas em seu nome.

Lanyon acrescentou ainda que durante as buscas à casa de Naveed foram encontrados dois engenhos explosivos "básicos", sem entrar em pormenores, afirmando apenas que nenhum deles tinha sido ativado.

Na última atualização feita pelo ministro da Saúde, Ryan Park, avançou que o número de mortos tinha subido de 12 para 16, sendo que este número incluía uma criança. Mais tarde o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, acrescentou que a idade dos mortos neste ataque variava dos 10 aos 87 anos.

Ao todo, durante a noite, 42 pessoas foram assistidas nos hospitais locais, devido a ferimentos relacionados com o ataque considerado terrorista e antissemita.

Até ao momento, é conhecida a identidade de três das vítimas mortais: o rabino Eli Schlanger, de 41 anos; Alex Kleytman, um homem ucraniano que sobreviveu ao Holocausto; e o francês Dan Elkayam, de 27 anos.

Ferido em Sydney sobreviveu a 7 de Outubro. Há três vítimas identificadas

Ferido em Sydney sobreviveu a 7 de Outubro. Há três vítimas identificadas

Arsen Ostrovsky, sobrevivente do ataque terrorista na praia de Bondi, em Sydney, também esteve no massacre de 7 de Outubro. O advogado de direitos humanos estava na Austrália para combater o antissemitismo.

Carolina Pereira Soares | 18:21 - 14/12/2025

[Notícia atualizada às 21h16]

Leia Também: Atentado na Austrália é o mais recente ataque contra judeus no mundo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904194/atiradores-de-ataque-em-sydney-podem-ser-pai-e-filho#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes