Autoridade Palestiniana contra novos colonatos israelitas na Cisjordânia
- 24/12/2025
"Trata-se de uma extensão direta das políticas de 'apartheid', colonização e anexação, o que viola os direitos inalienáveis do povo palestiniano e destrói qualquer perspetiva real de estabilidade", acusou o Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano num comunicado divulgado a partir de Ramallah.
As autoridades israelitas anunciaram no domingo terem aprovado a instalação de 19 colonatos na Cisjordânia, uma medida que, argumentam, visa bloquear a criação de um Estado palestiniano.
No total, 69 colonatos receberam 'luz verde' nos últimos três anos.
"A proposta do ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e do ministro da Defesa, Israel Katz, de declarar e formalizar 19 novos colonatos na Judeia e Samaria foi aprovada pelo gabinete" de segurança do Governo, lê-se na nota citada pela agência notícias France-Presse (AFP), referindo-se aos territórios na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967.
"No terreno, estamos a impedir a criação de um Estado palestiniano terrorista; continuaremos a desenvolver, construir e a estabelecer-nos na terra do nosso património ancestral", refere ainda o comunicado do Governo de Benjamin Netanyahu.
Leia Também: Síria. Damasco e forças curdas ordenam cessação de hostilidades em Alepo





.jpg)






















































