Ataque ao Capitólio: Detido suspeito que terá deixado bomba nos arredores

  • 05/12/2025

O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) deteve, esta quinta-feira, um suspeito de ter plantado engenhos explosivos improvisados em diversos locais de Washington D.C., na noite anterior ao ataque ao Capitólio, que ocorreu a 6 de janeiro de 2021.

 

A identidade do suspeito, que foi detido no estado da Virgínia, ainda não é conhecida, de acordo com o New York Times.

As bombas, que foram desativadas pelas autoridades e não detonaram, foram descobertas no mesmo dia em que os apoiantes de Donald Trump invadiram o Congresso norte-americano, para evitar que a derrota do republicano nas eleições de 2020 fosse certificada.

Em janeiro deste ano, o FBI divulgou várias imagens de videovigilância, dando conta de um indivíduo que “usava uma máscara facial, uma camisola cinzenta com capuz e luvas pretas”.

“Utilizou uma mochila para transportar cada um dos dispositivos. Calçava ténis Nike Air Max Speed Turf, pretos e cinzentos com um logótipo Nike amarelo. Menos de 25 mil destes ténis foram vendidos entre agosto de 2018 e janeiro de 2021”, detalhou o organismo, no comunicado que acompanhava as imagens.

Os vídeos, que foram gravados a 5 de janeiro de 2021, mostravam o sujeito a colocar uma bomba junto a um banco no exterior do edifício do Comité Nacional Democrata, assim como junto à sede do Comité Nacional Republicano, ambos perto do Capitólio.

Ainda que o organismo tivesse recebido mais de 600 informações e oferecido uma recompensa de 500 mil dólares (485.785 euros), não tinha sido possível identificar o suspeito – até agora.

A detenção não teve por base novas informações. Ao invés, ocorreu depois de os agentes terem reexaminado os ficheiros da investigação e descoberto uma nova pista, de acordo com uma pessoa próxima do caso.

Recorde-se que apoiantes de Trump entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente-eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

As autoridades de Washington D.C. decretaram recolher obrigatório entre as 18h00 e as 06h00 locais (entre as 23h00 e as 11h00 em Lisboa). Pelo menos quatro pessoas morreram e há mais de 200 arguidos nos 50 estados norte-americanos.

Trump nunca reconheceu a sua derrota nas eleições, nem a sua alegada implicação no incitamento ao assalto Congresso.

Recorde as imagens na galeria acima ou na notícia abaixo.

FBI divulga vídeos de suspeito com bombas antes do ataque ao Capitólio

FBI divulga vídeos de suspeito com bombas antes do ataque ao Capitólio

Ainda que o organismo tenha recebido mais de 600 informações e oferecido uma recompensa de 500 mil dólares (485.785 euros), não foi possível identificar o suspeito até agora.

Notícias ao Minuto | 15:19 - 03/01/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899406/ataque-ao-capitolio-detido-suspeito-que-tera-deixado-bomba-nos-arredores#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes