Associação da GNR: Governo "não está a cumprir" acordo que assinou

  • 20/10/2025

"O que resultou do acordo não está a ser cumprido pelo Governo", disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) após uma reunião com a ministra da Administração Interna.

 

Desde setembro que Maria Lúcia Amaral está a receber individualmente os sindicatos da PSP e associações da GNR para dar início ao processo negocial que tinha ficado acordado em julho de 2024 quando ficou estabelecido o aumento faseado do suplemento de risco em 300 euros até 2026.

Na altura ficou acordado que seriam negociadas as tabelas remuneratórias, carreiras e revisão dos suplementos, negociações que não chegaram a avançar no anterior Governo, segundo as estruturas da PSP e GNR.

Apesar de a ANSR ter sido uma das associações da GNR que não assinou o acordo, Ricardo Rodrigues sublinhou que há um "incumprimento claro" por parte do Governo, tendo em conta que a ministra "não deu qualquer garantia" de que resolverá os principais problemas, nomeadamente a revisão das tabelas remuneratórias, carreiras e suplementos.

Sobre estes pontos, que estavam estabelecidos no acordo, "não há ainda qualquer avanço", lamentou, sustentando que "há um sentimento de que as expectativas foram defraudadas".

Ricardo Rodrigues afirmou que a ministra se comprometeu hoje a apresentar propostas concretas até ao dia 28 de novembro sobre a revisão das portarias dos gratificados, sistema de avaliação dos militares e higiene e saúde no trabalho.

"Estes temas são os menos importantes", disse, antecipando protestos devido ao descontentamento.

A associação que representa os sargentos da GNR vai juntar-se ao Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) e à Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) num protesto silencioso nas galerias do parlamento a 27 de outubro, quando tem início a discussão do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

A primeira ronda das reuniões da ministra com os sindicatos da PSP e associações da GNR termina a 24 de novembro.

Leia Também: Associação da GNR pede reunião à ministra e quer resolvido cálculo da pensão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2874022/governo-nao-esta-a-cumprir-acordo-que-assinou-com-policias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes