António Costa felicita Kast pela vitória nas presidenciais do Chile
- 16/12/2025
Costa expressou as suas felicitações a Kast e ao povo chileno por umas eleições "que refletem a força da sua democracia", numa breve mensagem publicada nas redes sociais.
"O Chile e a União Europeia são aliados naturais: partilhamos valores e uma relação económica cada vez mais estreita", disse o ex-primeiro-ministro português, que também agradeceu ao Presidente chileno cessante, Gabriel Boric, pelo "intenso trabalho durante estes anos para continuar a aproximar o Chile da UE".
Kast venceu no domingo as eleições presidenciais do Chile, derrotando por uma ampla margem Jeannette Jara, ex-ministra do Trabalho de Boric, com mais de 99% dos votos escrutinados.
Segundo os dados preliminares do Serviço Eleitoral (Servel), o ex-deputado ultracatólico, de 59 anos, obteve 58,18% dos votos contra 41,82% da ex-ministra de Boric, de 51 anos.
O presidente eleito, que fez campanha a favor da continuidade do general Augusto Pinochet (1973-1990) no referendo de 1988, é o primeiro candidato de extrema-direita a chegar ao palácio de La Moneda, desde que o Chile voltou a ser uma democracia reconhecida, 35 anos depois do fim da ditadura.
Leia Também: Lula felicita Kast por vitória e promete trabalhar com novo Governo





.jpg)






















































