Alto-comissário da ONU "chocado" com ataque russo em Ternopil
- 20/11/2025
"O horror dos poderosos mísseis de longo alcance, combinado com o uso crescente de drones pelas forças russas, foi mais uma vez dolorosamente demonstrado" na Ucrânia, afirmou Turk, em comunicado.
O responsável da ONU admitiu estar "particularmente chocado com o elevado número de vítimas civis em Ternopil", uma cidade situada "a centenas de quilómetros da linha da frente".
A Rússia atacou esta madrugada algumas das cidades mais ocidentais da Ucrânia, nomeadamente Lviv, Ivano-Frankivsk e Ternopil, normalmente menos fustigadas pelas manobras militares de Moscovo.
Em Ternopil, os ataques russos causaram pelo menos 25 mortos e 92 feridos, de acordo com o balanço mais recente das autoridades locais.
Nesta cidade foram atingidos dois prédios de apartamentos, mas também outras infraestruturas civis e instalações industriais, de acordo com as mesmas fontes.
"O ataque óbvio e específico contra as infraestruturas energéticas ocorre numa altura em que o inverno está a chegar", denunciou Turk, sublinhando que este é "o sexto ataque em grande escala deste tipo documentado" pelo gabinete da ONU em menos de dois meses.
Os ataques russos envolveram 476 drones e 48 mísseis, dos quais 442 e 41, respetivamente, foram abatidos, de acordo com a força aérea ucraniana.
Leia Também: ONU considera impossível realizar eleições justas e livres em Myanmar





.jpg)




















































