A esponja da loiça tem 'prazo de validade' (e é mais curto do que pensa)
- 21/10/2025
Sendo um dos utensílios de cozinha mais usados, a esponja da loiça requer cuidados muitas vezes ignorados. Mas, sabia que a esponja tem um 'prazo de validade'? Dado o grande acúmulo de bactérias a que está sujeita, uma vez que está em contacto com a água, é recomendável que se troque com regularidade e na presença dos seis sinais que serão destacados de seguida.
1. Mau cheiro
Se a sua esponja começou a cheirar mal, está na hora de ir para o lixo.
"Se não trocar as esponjas com a frequência recomendada, elas poderão acumular bactérias e mofo que poderão espalhar-se para a loiça, bancadas e mesmo mãos", revelou a especialista Taylor Riley à Homes and Gardens.
2. Tem manchas
Se perceber que a esponja tem manchas que não saem com as lavagens, é hora de a repor.
3. Está em mau estado
Um outro sinal é quando a esponja se começa a desfazer.
Rhonda Wilson, da FreshSpace Cleaning, revelou à publicação: "Um produto desgastado não vai limpar tão bem quanto deveria. É preciso algo que realmente consiga esfregar e não que pareça um pano molhado".
4. Viscosa ao toque
Se perceber que ao pegar na esponja esta tem um toque desagradável, com uma superfície viscosa ou escorregadia, deverá descartar-se imediatamente dela.
5. Se tocou em carne ou em resíduos de bolor
Se porventura tocou com a esponja em carne ou em superfícies como mofo ou bolor, recomenda-se que a deite ao lixo.
"As bactérias dessas superfícies são transferidas facilmente para a esponja", destacou o especialista em limpeza Chris Willatt.
6. Já não esfrega
Isto é bastante comum nas tradicionais esponjas amarelas, cuja parte verde escura serve para a limpeza de sujidade mais difícil. Ficando desgastada esta zona, não vale a pena manter a esponja.
Afinal, qual o prazo de validade da esponja da loiça?
O recomendado pelos especialistas é que se troque de esponja todas as semanas.
"Honestamente, recomendo que se deite fora uma esponja - e se compre uma nova - a cada semana. Uma semana a lavar sujidade, bactérias e gordura é suficiente para o justificar. Mesmo se aparentar estar limpa, deve deitar-se fora ao fim de uma semana. Percebo que a maioria das pessoas não faça isto, mas deveria porque uma semana de acúmulo de bactérias é nojento, mesmo nas cozinhas mais limpas", considerou Chris.