Ucrânia? Acordo para reconstrução "finalizado", considera Zelensky

  • 17/01/2026

"Se tudo estiver finalizado, se o lado americano aceitar - porque, da nossa perspetiva, considero que está finalizado -, é possível que seja assinado durante Davos", declarou Zelensky, referindo-se ao Fórum Económico Mundial, na Suíça, que tem início na próxima segunda-feira.

 

No início de janeiro, a Ucrânia anunciou estar a preparar um "Plano de Prosperidade Económica" com os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e os restantes membros do G7 (grupo das sete maiores economias mundiais), que permitiria mobilizar até 800 mil milhões de dólares (cerca de 500 mil milhões de euros) para a reconstrução do país após o fim da guerra.

"Esperamos obter mais clareza tanto sobre os documentos que preparámos com os Estados Unidos como sobre a resposta da Rússia a todo o trabalho diplomático que foi e continua a ser feito", afirmou Zelensky.

O chefe de Estado ucraniano recordou que Kyiv tem vindo a negociar com Washington, desde o final do ano passado, um plano de paz, garantias de segurança para o período pós-guerra e o pacote de recuperação económica que espera formalizar em Davos.

Zelensky reconheceu, no entanto, que continuam a existir divergências entre a Ucrânia e os Estados Unidos sobre "certos pontos" incluídos nesses documentos.

A delegação ucraniana que segue para Washington irá também discutir com o Governo norte-americano a aquisição de mais sistemas de defesa aérea Patriot e de outro armamento, a ser financiado com recursos dos parceiros europeus de Kyiv.

O Presidente ucraniano revelou ainda que a Ucrânia recebeu hoje um "pacote significativo" de reforço da defesa aérea, sem adiantar pormenores.

Kyiv procura urgentemente reforçar as suas capacidades de defesa para fazer face aos ataques russos, nomeadamente após dois bombardeamentos contra o sistema energético, que deixaram milhares de ucranianos sem eletricidade e aquecimento durante vários dias, em pleno inverno.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Zelensky admite falhas de munições em sistemas de defesa aérea

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920878/zelensky-diz-que-acordo-de-reconstrucao-pode-ser-assinado-em-davos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes