Starmer defende em Pequim "parceria de longo prazo" com a China

  • 29/01/2026

Na primeira deslocação de um chefe de governo britânico ao país asiático em oito anos, Starmer defendeu a construção de uma relação "consistente, estratégica e abrangente" com Pequim.

 

"A China é um ator vital à escala global. O Reino Unido e a China precisam de uma parceria de longo prazo", disse Starmer ao Presidente chinês, Xi Jinping, sublinhando a importância de trabalhar em conjunto em áreas como a estabilidade global, o crescimento económico e as alterações climáticas.

Xi Jinping reconheceu que as relações bilaterais "passaram por altos e baixos" nos últimos anos, o que "não serviu os interesses de ambos os países".

Antes do encontro com Xi, Starmer foi recebido pelo presidente da Assembleia Nacional Popular chinesa, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo. O líder britânico classificou a visita como "histórica" e disse esperar "dias produtivos" de diálogo sobre segurança global e cooperação económica.

A visita inclui também um encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, com quem deverá presidir à assinatura de vários acordos bilaterais centrados em áreas como energias limpas, saúde, indústrias criativas e fabrico inteligente, segundo o ministério do Comércio da China.

A China é atualmente o terceiro maior parceiro comercial do Reino Unido, com um saldo favorável de 42 mil milhões de libras (48,5 mil milhões de euros) para Pequim, segundo dados do Departamento de Comércio britânico.

Starmer chegou à China acompanhado de membros do seu gabinete e de uma comitiva de cerca de 60 empresários e representantes culturais, incluindo executivos do HSBC, da farmacêutica GSK e das construtoras automóveis Jaguar e Land Rover.

O objetivo declarado da visita é reforçar os laços económicos e atrair investimento estrangeiro num momento em que a economia britânica enfrenta dificuldades. Fontes de Downing Street indicaram também que Londres procura discutir com as autoridades chinesas a renovação das instalações da sua embaixada em Pequim e temas como a imigração ilegal.

A visita de Starmer insere-se num novo ciclo de contactos diplomáticos com Pequim por parte de aliados ocidentais. Só este mês, a capital chinesa recebeu os líderes da Coreia do Sul, Canadá e Finlândia, e o chanceler alemão deverá visitar a China em fevereiro.

Esta reaproximação coincide com o arrefecimento das relações de várias capitais com Washington, após a chegada ao poder de Donald Trump.

Leia Também: Londres e Pequim preparam acordo para combater redes de imigração ilegal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928281/starmer-defende-em-pequim-parceria-de-longo-prazo-com-a-china#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes