Shutdown. "Uma em cada 8 pessoas nos EUA não tem o suficiente para comer"

  • 07/11/2025

Com a paralisação do governo dos EUA mais longa da história do país ainda em curso, quase 42 milhões de pessoas enfrentam agora problemas no abastecimento de alimentos e de fome.

 

O financiamento do programa SNAP – conhecido como vale-alimentação – expirou no sábado, o que deixa o futuro dos beneficiários destes cupões incerto.

"A questão é entre pagar meus remédios e minhas contas ou comprar comida para mim e para meus animais", disse um veterano de guerra do Missouri ao The Guardian .

No passado sábado, os quase 42 milhões de americanos que recebem cupões para comprar alimentos ficaram a saber que estes estavam em risco. O programa ficou sem fundos.

Já esta segunda-feira, o governo anunciou que forneceria aos inscritos no programa apenas metade do valor que normalmente recebem, isto depois de um juiz impedir o governo de Trump de os suspender completamente.

Agora, os bancos de alimentos estão sobrecarregados com uma "demanda sem precedentes", afirmou Linda Nageotte, presidente e diretora de operações da Feeding America, uma rede de bancos de alimentos nos EUA, como relata o The Guardian.

"Uma em cada oito pessoas no nosso país não tem o suficiente para comer, e se você é uma das sete que têm, é hora de agir", apelou a responsável, recordando que são necessárias doações aos bancos alimentares.

Como se pode ver nas fotos da Reuters, são muitas as famílias que recorrem a este tipo de ajuda que agora chega até aos norte-americanos mais necessitados de forma escassa.

Além do programa de ajuda alimentar, foram hoje também publicadas as novas tabelas dos programas de saúde do Obamacare para 2026, havendo casos em que acaba a gratuitidade dos serviços e outros em que os valores chegam a duplicar.

Os subsídios aprovados em 2021 que tornaram as apólices gratuitas para os mais pobres e subsidiaram parcialmente o custo para aqueles que ganham menos de 65 mil dólares anuais (56 mil euros) também acabaram.

Neste momento, uns deixaram de ter seguros e outros têm apólices que podem estar 100% mais caras.

Ao fim das ajudas alimentares e de saúde acresce a preocupação com a continuidade do tráfego aéreo por falta de controladores.

Os controladores aéreos estão entre os 730 mil funcionários federais considerados essenciais e que, por isso, continuam a trabalhar sem salário, no entanto já fizeram saber que só regressam ao trabalho quando o encerramento for suspenso.

Resultado: dois aeroportos de Nova Iorque foram obrigados a suspender temporariamente as aterragens na sexta-feira, dia em que metade dos aeródromos com mais tráfego do país relatou escassez de pessoal, gerando atrasos em todos os EUA.

Na última paralisação da administração federal dos Estados Unidos, que ocorreu em 2018-2019, foram precisamente as ausências dos controladores que, ao paralisarem parte do tráfego aéreo do país, acabaram por forçar republicanos e democratas a chegar a um acordo.

Trump dá festa estilo 'Great Gatsby' enquanto 42 milhões estão em risco

Trump dá festa estilo 'Great Gatsby' enquanto 42 milhões estão em risco

Paralisações do Estado nos EUA deixa 42 milhões de pessoas em risco, dado que a ajuda para comprar alimentos está suspensa. Um em cada oito residentes nos EUA depende do Programa de Assistência Nutricional Suplementar. Enquanto isso, Donald Trump dá uma festa ao estilo de 'Great Gatsby' - e é criticado.

Notícias ao Minuto | 17:27 - 02/11/2025

Enquanto isso, na passada sexta-feira, no Dia de Halloween, Donald Trump deu uma festa estilo 'Great Gatsby', na sua casa em Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado norte-americano da Florida. O presidente dos EUA foi intensamente criticado, mas não se pareceu incomodar.

Leia Também: Shutdown recorde arrasta centenas para doação de alimentos em Nova Iorque

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884367/shutdown-uma-em-cada-8-pessoas-nos-eua-nao-tem-o-suficiente-para-comer#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes