Revelados áudios do comboio Alvia: "Fui atingido na cabeça"

  • 22/01/2026

Com os dias a passar e a investigação a decorrer, vão-se descobrindo novos detalhes acerca do acidente entre dois comboios de alta velocidade em Córdoba, Espanha. Após terem sido divulgadas as gravação de áudio entre o maquinista do comboio da empresa Iryo e a central de comando, surgiu agora a gravação do comboio da Alvia.

 

Conta o El País, que teve acesso à conversa, que a central de controlo tentou contactar o maquinista do Alvia, que acabou por ser uma das vítimas mortais. Foram feitas duas tentativas, sem sucesso. 

Assim, a central decidiu contactar o chefe do comboio. De acordo com o mesmo meio, esta conversa ocorreu ao mesmo tempo que a ligação com o maquinista do comboio Iryo. Ambos desconheciam que tinha havido uma colisão. 

O que foi dito na conversa entre o chefe do Alvia e a central?

"Estou a ligar da sala de controlo de Atocha. Estou a tentar falar com o maquinista, mas não consigo. Veja se consegue transferir a chamada...", pediu o funcionário da central.

Em resposta, o chefe do comboio disse: "Tenho um galo na cabeça e tenho sangue". 

"Como assim?", questionou a central.

"Eu sou o chefe e também fui atingido na cabeça. Estou com sangue na cabeça. Não sei se vou conseguir falar com o maquinista", continuou. 

Segundo o El País, uma vez que estavam a decorrer duas conversas em simultâneo - o maquinista do Iryo e o chefe do Alvia - não houve troca de informações na central de controlo. 

A sequência da gravação do áudio mostra a rapidez com que tudo aconteceu, assim como a confusão inicial até ao momento em que todos percebem a dimensão do acidente.

O que disse o maquinista do comboio Iryo?

As gravações de áudio foram extraídas da "caixa negra" do comboio Iryo, que deverão ser cruciais para determinar quais as causas do acidente. 

Na primeira comunicação, que aconteceu pelas 19h45 locais, o maquinista do Iryo relatou à central do controlo que tinha tido "um problema perto de Adamuz".

Segundos depois, uma nova ligação para a central de controlo: "Houve um descarrilamento. Estou a invadir a linha adjacente. Repito: descarrilamento e estou a invadir a via adjacente", alertou o maquinista, não adiantando ter havido uma colisão com outro comboio, mas descreve que houve danos significativos.

No entanto, pede à central para que o tráfego naquela linha ferroviária seja interrompido "com urgência". A central respondeu: "Não há comboios a caminho".

"Por favor, preciso que enviem os serviços de emergência, bombeiros e ambulâncias", pediu, depois de alertar que tinha também deflagrado um incêndio e havia passageiros feridos.

Divulgadas gravações entre maquinista e central após acidente em Córdoba

Divulgadas gravações entre maquinista e central após acidente em Córdoba

Foram divulgadas gravações de áudio do maquinista do comboio de alta velocidade Iryo, que esteve envolvido na colisão com um outro comboio, no passado domingo, em Córdoba. O maquinista do comboio fez duas ligações para a central de controlo, com segundos de diferença.

Maria Gouveia | 12:09 - 21/01/2026

A colisão entre os dois comboios

Pelo menos 43 pessoas morreram e várias ficaram feridas após o descarrilamento de dois comboios de alta velocidade, no dia 18 de janeiro, ao final da tarde.

O comboio de alta velocidade Iryo 6189, procedente de Málaga-María Zambrano e com destino a Madrid-Atocha, descarrilou pelas 19h45 locais de domingo. As suas duas últimas carruagens invadiram a via contrária e embateram num comboio Alvia de longo curso Madrid-Huelva, que passava na linha invadida nesse momento.

As duas primeiras carruagens do Alvia foram projetadas para fora da linha ferroviária e caíram num aterro de quatro metros de altura, tendo os seus passageiros sido os mais gravemente afetados.

Este acidente é já considerado o mais grave acidente ferroviário ocorrido em Espanha desde o descarrilamento do comboio de alta velocidade de 24 de julho de 2013, em Angrois, perto de Santiago de Compostela. Na altura, 80 pessoas morreram e 144 ficaram feridas.

Sobe para 43 o número de mortos de colisão de comboios em Córdoba

Sobe para 43 o número de mortos de colisão de comboios em Córdoba

Foi encontrada mais uma vítima mortal dentro do comboio Alvia, envolvido numa colisão no domingo.

Andrea Pinto | 12:07 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923590/as-gravacoes-de-audio-entre-o-comboio-alvia-e-central-tenho-um-galo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes