Putin recebe Abbas na quinta-feira para abordar situação na região
- 22/01/2026
"Posso confirmar. [Mahmoud) Abbas estará em Moscovo para uma visita de trabalho e as conversações russo-palestinianas terão lugar amanhã [quinta-feira]", afirmou o porta-voz do Kremlin (presidência russa), Dmitri Peskov, citado pela agência noticiosa russa Interfax.
A última visita oficial de Abbas a Moscovo ocorreu em maio de 2025, quando se deslocou à Rússia para participar nas cerimónias de comemoração do 80.º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.
A deslocação do líder palestiniano ocorre após os Estados Unidos terem confirmado que convidaram Putin a juntar-se ao Conselho de Paz para Gaza, criado no âmbito da proposta de Washington para o futuro do enclave palestiniano após a ofensiva lançada por Israel em resposta aos ataques do grupo radical Hamas de 07 de outubro de 2023.
A primeira fase do plano promovido por Washington, que entrou em vigor em outubro passado, incluiu um cessar-fogo, a troca de reféns (20 vivos e 28 mortos) por prisioneiros palestinianos, a retirada parcial das forças israelitas da Faixa de Gaza e a entrada de ajuda humanitária no território.
O acordo resistiu apesar das acusações cruzadas de sucessivas violações do entendimento.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na semana passada o arranque da segunda fase, sem adiantar mais pormenores até ao momento.
Além de novas estruturas de gestão do território, as próximas etapas do plano preveem também a continuação da retirada israelita, o desarmamento das milícias palestinianas e o destacamento de uma força militar internacional.
Leia Também: Gronelândia? Rússia desmente Trump sobre planos russos e chineses





.jpg)






















































