Power bank explode em aeroporto. Homem hospitalizado e espaço evacuado
- 07/11/2025
A zona executiva da companhia aérea Qantas, no Aeroporto de Melbourne, na Austrália, viveu um susto esta quinta-feira, quando a power bank de um dos passageiros explodiu no seu bolso.
O homem, de 50 anos, estava à espera para entrar no avião da companhia aérea Quantas quando o dispositivo explodiu e causou-lhe queimaduras na perna, conta o The Independent
Segundo testemunhas, os funcionários do espaço reencaminharam o homem rapidamente para uma zona de duche e retiraram os cerca de 150 passageiros que estavam no local. Quem assistiu, diz que foram muitos rápidos a intervir e a tentar solucionar o problema.
Contam, ainda, ter ouvido um grito e que no momento da explosão viu-se "o ácido da bateria a espalhar-se por todo o lado". Outra testemunha, recorda ter visto o casaco do homem a incendiar-se e de sentir um cheiro forte a ácido no ar.
Homem sofreu queimaduras
A vítima foi reencaminhada para o hospital com ferimentos graves na perna e nos dedos da mão.
A Qantas confirmou o incidente e disse que vai rever as suas políticas sobre dispositivos com baterias de lítio.
"A sala foi evacuada por precaução e os serviços de emergência trataram o cliente no local", disse um porta-voz da companhia aérea à 7NEWS.
Companhias atentas ao uso de baterias de lítio
Uma série de incidentes com baterias de lítio, incluindo o sobreaquecimento de carregadores portáteis, já levou as autoridades aeronáuticas de todo o mundo a reforçar as suas regras relativas ao transporte destes dispositivos em voos.
Recorde-se que as regras da aviação permitem, por norma, o transporte de carregadores portáteis na bagagem de mão. Contudo, as companhias aéreas estão cada vez mais a proibir o seu uso a bordo e a insistir que estes dispositivos devem ser mantidos à vista para detectar qualquer problema.
As baterias de lítio são usadas em computadores portáteis, cigarros eletrónicos, telemóveis ou power banks, e podem provocar explosões, fumo ou fogo quando sofrem curtos circuitos.
Leia Também: Aeroportos de Nova Iorque, Los Angeles e Chicago com redução de voos





.jpg)





















































